Já transcorriam três anos que não chovia face aos desmandos exercidos pelos falsos profetas. E Elias saíra das terras de Samaria em rumo desconhecido. Ao regressar, encontrou o profeta Oseias a recolher os derradeiros profetas de Jeová em cavernas das montanhas no sentido de evitar suas execuções. Pede Elias a Oseias que comunique ao Rei Acabe a sua volta.
Ao avistar Elias, Acabe acusou de ele ser o responsável pela situação de penúria que vivia o povo. Elias retrucou, transferido a acusação aos costumes trazidos pelos sacerdotes de Baal. Então propôs um teste de que saber quem seria o Deus verdadeiro. Os 450 sacerdotes de Baal e Elias ambos fizeram altares oferecendo sacrifício de animais aos seus deuses, e o que viesse receber a oferenda este seria o verdadeiro Deus.
Por mais clamassem aos céus a presença de seu deus, nunca que Baal ali apareceu a fim de receber o sacrifício, enquanto, em seguida, instado por Elias, Jeová fulminaria em um sopro o que se lhe oferecia.
Ciente da verdade do Poder, indagado por Acabe o que fazer dos 450 sacerdotes de Baal, Elias sentenciou que eles fossem executados por decapitação. Voltariam, sim, as chuvas e o reino judeu normalizaria sua vida.
No entanto dali restara a Elias, homem considerado virtuoso e obediente a Jeová, o carma adquirido por conta do que ordenara, numa medida extrema de justiça capital.
...
Séculos adiante, porém, reencarnaria como João Batista, o Elias que havia de vir, segundo predisseram as profecias da vinda o Messias (De o Evangelho segundo S. Mateus 17,10-13: Ao descerem do monte, os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta:
- Então, por que é que os doutores da Lei dizem que Elias virá primeiro?
Ele respondeu:
- Sim, Elias virá e restabelecerá todas as coisas. Eu, porém, digo-vos:
- Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim farão sofrer o Filho do Homem.
Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Batista.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirElias, Mestre de mestre. Essa passagem e importante para entendermos alguns princípios ou leis universais, dentre elas a do Carma ou ação e reação como dizem os exotérico. E por falar nisso Elias e um iniciado em ciências que vão além do cognitivo humano. Ha registros que instruiu Rabinos, quando presos na Babilônia, os instruindo a respeito dos ensinos maiores os grandes mistérios da Cabala.
ResponderExcluir