quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Elias e os sacerdotes de Baal

Há que reunir elementos de três histórias a fim de contar a que aqui pretendo. Lá era um tempo passado, época do Rei Acabe no comando de Israel, esse que foi um dos reis malvados e que matou diversos profetas de Jeová, ele e sua rainha, Jazebel. Seguiam os profetas de Baalim, que pregavam outras práticas, alheias aos ensinos do verdadeiro Deus.

Já transcorriam três anos que não chovia face aos desmandos exercidos pelos falsos profetas. E Elias saíra das terras de Samaria em rumo desconhecido. Ao regressar, encontrou o profeta Oseias a recolher os derradeiros profetas de Jeová em cavernas das montanhas no sentido de evitar suas execuções. Pede Elias a Oseias que comunique ao Rei Acabe a sua volta.

Ao avistar Elias, Acabe acusou de ele ser o responsável pela situação de penúria que vivia o povo. Elias retrucou, transferido a acusação aos costumes trazidos pelos sacerdotes de Baal. Então propôs um teste de que saber quem seria o Deus verdadeiro. Os 450 sacerdotes de Baal e Elias ambos fizeram altares oferecendo sacrifício de animais aos seus deuses, e o que viesse receber a oferenda este seria o verdadeiro Deus. 

Por mais clamassem aos céus a presença de seu deus, nunca que Baal ali apareceu a fim de receber o sacrifício, enquanto, em seguida, instado por Elias, Jeová fulminaria em um sopro o que se lhe oferecia.

Ciente da verdade do Poder, indagado por Acabe o que fazer dos 450 sacerdotes de Baal, Elias sentenciou que eles fossem executados por decapitação. Voltariam, sim, as chuvas e o reino judeu normalizaria sua vida.

No entanto dali restara a Elias, homem considerado virtuoso e obediente a Jeová, o carma adquirido por conta do que ordenara, numa medida extrema de justiça capital.

...

Séculos adiante, porém, reencarnaria como João Batista, o Elias que havia de vir, segundo predisseram as profecias da vinda o Messias (De o Evangelho segundo S. Mateus 17,10-13: Ao descerem do monte, os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta: 

- Então, por que é que os doutores da Lei dizem que Elias virá primeiro?

Ele respondeu: 

- Sim, Elias virá e restabelecerá todas as coisas. Eu, porém, digo-vos: 

- Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim farão sofrer o Filho do Homem.

Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Batista.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Elias, Mestre de mestre. Essa passagem e importante para entendermos alguns princípios ou leis universais, dentre elas a do Carma ou ação e reação como dizem os exotérico. E por falar nisso Elias e um iniciado em ciências que vão além do cognitivo humano. Ha registros que instruiu Rabinos, quando presos na Babilônia, os instruindo a respeito dos ensinos maiores os grandes mistérios da Cabala.

    ResponderExcluir