quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Mudar o mundo em si II

Ainda que mediante o esforço da multidão, sem que haja real transformação na essência dos humanos em nada persistirá por muito tempo o empenho de transformar as condições da sociedade. Isto porque ninguém faz construções boas com materiais inferiores. Exemplos abundam na história. Ideias fabulosas de reprogramar as nações, fruto do gênio de grandes teóricos e trazidas à prática mediante largos sacrifícios de gerações inteiras, no entanto empalidecidas no decorrer da experiência. Porquanto na prática a teoria sempre receberá outra roupagem. Daí belos projetos resultarem nos fracassos de que restam fiapos no transcorrer dos acontecimentos da raça.

A necessidade representa o princípio que conduz aos valores principais das mudanças. Testes sucessivos indicam modificações de conceitos. Aquilo que resulta em perdas não deve ser repetido, lógica primária. 

O exercício de uma nova consciência requer, pois, atitudes pessoais. Haverá quem se alimente de ilusões e por isso não deseja alterar o curso da história, entregues ao comodismo. A visão do mundo das criaturas possui a conotação a razão fundamental dos seres pensantes, a autossuficiência. Tantos entregam o desejo de viver aos fatores da paixão e gostam e nutrem fantasias qual motivo de tocar adiante seus passos. A eles o direito dado pela Natureza a ser avaliados só nos tribunais do depois. 

Outros, no entanto, postulam meios novos de contemplar o sonho e trabalhar a Eternidade através das visões do Paraíso. São os místicos, os visionários, profetas, autores das artes de olhar o mundo através da possibilidade mais positiva. Vistos como heróis, líderes, santos, oferecem a si próprios de instrumento da mudança, mesmo face aos limites da condição temporal. Buscam perceber a concepção rudimentar da existência e oferecem alternativas e soluções, longe de aceitar a derrota. Vislumbram luzes, saídas de sábio. 

Bem singular essa formulação do comportamento humano. Desde os primeiros registros que esses caminhos aí estão, campos vastos da responsabilidade na ação das existências. No plantar e colher, a norma justa das visões e dos resultados, no exercício da liberdade tão valiosa. 

4 comentários:

  1. Ilusões...quem não as tem... acho que todo mundo tem Ilusões, não há como fugir delas. As vezes até tentamos, mas sempre consegue. Ilusões quase sempre vãs , mas nos fazem tão bem...acho que a ilusao anda paralela com a esperança.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos seus ricos textos. Cada um mais profundo que o outro...

    ResponderExcluir