terça-feira, 18 de dezembro de 2012

As debutantes


Diz o pesquisador Joseph Campbell, norte americano dedicado ao estudo das mitologias, que os trovadores mantinham muitos debates sobre qual seria a definição de amor. Um dos mais interessantes e preciosos afirma que os olhos são os vigias do coração e que os olhos procuram uma imagem para recomendar ao coração.

Quando li esse texto, lembrei de certo modelo de acontecimento que animava a crônica social, sobretudo, nas décadas de 60 e 70, as denominadas Festas de Debutantes. Elas revelam à sociedade o porte elegante das jovens que inteiram 15 anos. Flores primorosas da mocidade feminina desfilavam nas passarelas das agremiações sociais, num desabrochar da fina estampa das famílias, aos olhos galantes dos futuros genros.

Maquiadas, penteadas e perfumadas, trajando longos vestidos de tafetá ou seda pura, super elegantes, olhos tremeluzindo de felicidade, e à meia noite dançavam com seus padrinhos fatiotados nos paletós costurados pelos melhores alfaiates do lugar, valsando as músicas vianenses de Strauss, instantes jamais esquecidas para os emocionados corações. E depois, o baile seguiria madrugada adentro dos salões repletos de doces amabilidades.

Há notícias iguais também noutras comunidades, mundo afora, nas datas atuais, através dos registros dos costumes, transição inesquecível das idades, quando a nova geração prepara a sucessão dos quadros. Tal inocência original, do seguir das belas debutantes virá namoro, noivado, casamento, a ordem natural das famílias.

Enquanto isso, os corpos primam pela riqueza das fisionomias em grande estilo, nos saraus festivos, satisfação de mães e pais entusiasmados, felizes diante das solenidades típicas desses calendários anuais.

Ali trabalhavam fotógrafos, orquestras, ateliês, garçons, que desempenhavam o máximo para conduzir a grande noite de brilho intenso e radiante, modos semelhantes do raiar das manhãs primaveris. Quem viveu a fase pode reviver o sabor dos velhos retratos que contam, no silêncio de imagens amarelecidas, cada detalhe importante, em tantos e tantos álbuns das relíquias pessoais de quem desempenhou o gosto do papel principal nas esperadas ocasiões da mocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário