domingo, 10 de junho de 2018

Saber pelo sentimento

Existem diversas formas de apreender a Natureza em nós, pelos sentidos, donde vêm as sensações; pela mente, ou racionalidade, donde vêm os pensamentos; pela intuição, donde vêm as inspirações; e pelo coração, ou emoção, donde vêm os sentimentos. Qual diz o poeta, Amai para entendê-las! / Pois só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas. (Olavo Bilac). Nesse processo de adquirir o conhecimento, há, pois, tais alternativas. E dos sentimentos, o maior de todos é o Amor, a Luz em nós. 

Escolas várias desenvolvem suas formulações e já concluem saber que somos um composto de sombra e luz. Das tantas pesquisas das individualidades, se conhece que viemos a fim de iluminar a sombra com que chegamos e precisa de claridade no sentido de revelar a natureza verdadeira do ser ciente, transcender a materialidade e revelar de si a verdadeira essência do Ser, função da existência. 

Tal itinerário significa a distância entre as duas vontades, que representam o eu inferior e o Eu maior, campo esse onde perfazem os humanos a busca incessante da sonhada Felicidade. Esse intervalo das duas vontades representa o nível espiritual das criaturas. Nalguns, abismo mais profundo, transposto através nas vidas sucessivas, ou reencarnações, reencontros das existências em novos corpos. O que os místicos consideram ignorância é o fruto do desconhecimento dos valores do espírito, voltados que se prenda às ilusões daqui do chão, passageiras e perecíveis. 

Afirmações, portanto, ora pertencentes à Metafísica, este conhecimento, que iluminará as trevas nos humanos, bem define o tanto a percorrer até chegar aos planos definitivos da Realidade. Nisso, desvendar os véus que encobrem o desenvolvimento à medida quando se adquire novos níveis de percepção e supera os estágios primitivos, em demanda do esclarecimento. Requer esforço, coragem de superação; vencer o medo da luz e transpor os desafios destes mundos transitórios. Aceitar de bom grado vencer a dor e conhecer os mistérios do Amor nos solos férteis do coração.

2 comentários:

  1. O amor...ah o amor! Realmente só quem ama é capaz de ver e ouvir estrelas. E não tem como ser diferente. O amor transforma nossos dias, nosso humor, nos trás alegria, parece até que as flores tem mais cor. O amor tudo pode, tudo perdoa; não é possessivo, não prende, não é egoista, não é ambicioso, é desprendido... amar é maravilhoso, quem tem um amor zele por ele, regue como a uma planta. Com carinhos, palavras doces e simplicidade no convívio , pois o amor reside nas pequenas atitudes. É assim que vejo e sinto ser o amor.

    ResponderExcluir
  2. O amor em outro plano, talvez até exista, daí se explica a admiração, o carinho e a vontade de ver a outra pessoa feliz. E quando buscamos no íntimo uma explicação para os nossos sentimentos não encontramos. E nem poderia ser diferente, este sentimento é único, é apenas de uma parte, é inesplicavel é desprovido de qualquer outro retorno que seja, até do próprio amor.

    ResponderExcluir