sábado, 23 de junho de 2018

O templo do coração

Empenhe-se para adorar no templo do coração.
Oh! Mendicante, o paraíso é apenas uma tentação;
o objetivo real é a própria casa de Deus.

                                                                  Abdullah Ansari

Quando tudo terminar, restará apenas o ser íntimo face à dor das existências. Esse ser de que falam os místicos e que vive na essência mais interior de tudo, nas pessoas, no princípio e no fim das manifestações e função única a que Jesus denomina o Reino de Deus. Significa a liberdade para dentro de si, o pomo dos segredos universais. As vagas do tempo nem de longe obtêm chegar a isso, daí a existência da consciência nos humanos, os seres inteligentes da Criação. Vieram nessa determinação de encontrar o caminho da Salvação, a isto foram criados. Os esforços coletivos e individuais buscam, pois, o sentido de dominar o momento e transcorrer nas fibras da Eternidade a morada do definitivo. Uma mutação a que viemos todos. Permutar a perecividade da matéria pelos campos de luz da Perfeição. 


A intenção de revelar os sóis da Consciência cabe, portanto, aos senhores da razão, sujeitos das intempéries e das provas. Eles somente compete realizar a superação dos limites e vencer a perdição que os deteria tão apenas em fenômenos físicos, assim não fosse. 

Enquanto isto, no espaço das vidas, ocorre o embate dos dois aspectos da presença. Dois em conflito das gerações, dramas da fusão dos elementos de que somos senhores. Por vezes restritas à visão das ilusões nas aparências, sucumbem multidões aos fatores dessa experiência prática de estar aqui e transcender. O herói vencerá e chegará ao templo, invés dos aliados da banda adormecida na inconsciência.

Carecemos dos favores da renúncia, da concentração e do destemor. Cruzar as barreiras do impossível sem desistir da luta. Territórios da alma da gente, sobreviver a todo custo diante de restrições e vaidades, pressas e comodidades. O método, as existências nos ensinam.  

2 comentários:

  1. O templo do coração é um lugar sagrado. Ali só habitam as pessoas especiais, dotadas de grandes virtudes e espiritualidade. Do coração partem todos os sentimentos nobres de que é dotado o ser humano, dentre eles o amor. Quando alguém nos guarda no coração é porque ali moram os sentimentos mais puros.

    ResponderExcluir
  2. Tudo passa. Passa a dor, a saudade, as tempestades, os momentos de glória, de ilusão, de desilusão, tudo passa. É o nosso pobre coração fica cheio de vivências e experiências que de nada lhe serve,se não para recordar é e dali tirar algumas lições de vida . No plano espiritual vem o tempo da reflexão, às vezes da dor, outras vezes da saudade... mas de tudo fica uma certeza , só habita nossa coração as pessoas que nos fazem felizes e nos trazem esperança e paz.

    ResponderExcluir