quarta-feira, 10 de maio de 2017

Sintomas de democracia

Ainda que doa o quanto de fragilidade moral vem sendo revelado em demasiados setores da vida nacional, tantas movimentações e continuidade que cheiram a fortalecimento democrático. Que prisões de políticos famosos e aparentemente poderosos do ponto de vista financeiro, inclusive imposições jurídicas a ex-presidentes, nada representa em termos da quebra da estabilidade do estado de direito e as possibilidades de uma maior apuração do que de errado existe por baixo da mesa do poder reservam novas notícias.

A gente, que atravessou regime de exceção ainda marcante na memória recente brasileira, hoje presencia a expansão das consequências dos desmandos de governos, e de certeza admite sinais de mudança que já existem em forma de atitudes e determinações, isto que sem gerar o imprevisível. Ao exemplo do que aconteceu à época da renúncia de Jânio Quadros, o desequilíbrio tônico daquela fase nem de longe parece denotar nos dias atuais. Há sérios efeitos de transformações coerentes, no sentido de virmos a trazer aos novos tempos o que pode vir em futuro próximo com maior intensidade.

Sabemos do valor, agora, dos meios de comunicações e da velocidade da informação, somados aos contatos alternativos da grande população, tudo sob a égide do progresso humano em ventos contemporâneos. A tecnologia ajuda a propagação e os instrumentos eletrônicos aprimorados revelam o desenvolvimento da Civilização.

Apesar da injustiça generalizada pela má distribuição dos recursos originais da Terra, onde grupos reduzidos de colonizadores detêm os poderes da força, equipamentos pessoais apresentam leves perspectivas de chegar ao que o idealismo científico classifica de Democracia, regime do povo pelo povo.

Cabem esperanças acesas e trabalhos coletivos de preservação dessas conquistas que sobrevivem todo momento, sob os riscos da imbecilidade das potências materialistas mundiais porem em xeque a ordem mundial. Aos indivíduos por isso reserva o futuro a tonalidade da Paz que precisamos preservar a custo de coragem e muito amor de todos nós. 

(Ilustração: Site de O Globo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário