sexta-feira, 12 de maio de 2017

Priorizar o tempo

Bem unido à vida e à saúde, o tempo nos é essencial. No entanto a maioria das pessoas vê com indiferença este fator primordial e o esbanja, dilapida, quais donatários do resto de toda a Eternidade. Espécie de uma vaidade antecipada, acredita no comum que viverá para sempre. Larga pedaços dos dias em tudo quanto acha de mania, qual fosse ele propriedade privada. Isso porém, demonstra contradição séria aos valores da sorte boa. 

A vida, que ainda hoje da humanidade peleja no sentido de responder às questões principais da Filosofia: Donde a gente vem; aonde vai; e o que faz aqui? nisso, queiramos ou não, dependemos um tanto da opinião dos pesquisadores da moda, e permanecemos quase na estaca zero em responder ao enigma fundamental da existência: O que é a vida?... 

Saúde, esta depende diretamente dos segredos da mãe Natureza, dos quais somos meros aprendizes por vezes incompetentes, preguiçosos. De tanto ouvir falar que o alimento significa fonte de saúde, as gerações calejaram e jogam o que bem entendem no aparelho digestivo, indiferentes parceiros da indústria química. Outra valiosa questão a ser respondida, saúde e alimentação, o binômio do bem estar físico, mental e espiritual. 

Quanto à boa utilização do fator tempo isto também precisar ser visto de frente. Quanta dilapidação das horas, quanta desfaçatez na utilização do bem tão precioso das idades. A própria demonstração de pouco ou nenhum conhecimento. Desde os primeiros instantes de vida fora do útero materno, daí inicia a contagem regressiva na devolução dos dias à matriz original.  Queiramos ou não, pouco importa nosso querer. O decreto vem assinado dentro das próprias células. E nessa hora aumenta a responsabilidade em face do que faremos das atitudes, das opiniões, dos desejos e opções individuais. Nada significa imaginar diferente. O bom senso pesa muito mais. Vamos, pois, exercitar a concentração das ideias, do pensamento, em fins úteis, porquanto chegará esse tempo da prestação de contas. E lá não tem caixa dois. Toda conversa será somada e considerada sob o crivo da justa razão.

(Ilustração: Centro de Cultura Popular Mestre Noza - Juazeiro do Norte CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário