terça-feira, 16 de maio de 2017

E tudo se transforma

Das boas conversas que mantenho com Padre Teodósio, nas oportunidades em que o visito, ficam histórias prosaicas, agradáveis, ricas de ensinamentos. Ainda que sejam leves, simples, por vezes, deixam boas notícias e lições valiosas, o que evidencia o tanto de sabedoria que detém fruto da existência que conduz vida afora. Outro dia contou episódio de uma tarde quando observava, na calçada de casa, moradora das imediações trazendo lixeira até onde logo passaria o caminhão do recolhimento.  


Ao largar o embrulho do lixo, na proximidade entre as pessoas um garotinho observou que dentro algo se mexia, objeto diferente do comum dos restos domésticos. Chegou mais perto a fim de identificar o que fosse. Era um minguado filhote de gato envolto no meio dos trastes abandonados. O menino se aproximou do invólucro, afastou os sobejos da superfície e descobriu lá mais embaixo o animal que fora descartado pela dona. Com jeito, veio puxando até fora o bichano e soprou-lhe com força a barriga.

Nessa hora o rejeitado ganhou alma nova, suspenso pelas mãos da criança, e esboçou reação favorável de querer viver ainda mais.

Nisso o garoto juntou a si o pequeno ser e, antes de levá-lo para sua casa, afirmou triunfante:

- Esse ainda presta.

...

Ao concluir a história, o sacerdote considerou:

- Deus não usa lata de lixo.

E rindo, vi que há lugar suficiente a tudo e todos neste mundo.

(Ilustração: Aldemir Martins).

2 comentários: