domingo, 14 de dezembro de 2014

Chichico

Que pássaros gostem de comer roça de cereal isso nada de admiração deve causar; mas do tanto daquele ano fica difícil de admitir com regular naturalidade. Imediato começou a pendoar o arroz e chegaram nuvens imensas dos mais diversos tipos de bicho de asa. Um deus nos acuda... Salvar o que restava se transformou no único compromisso de toda a família, à cata de solucionar o problema. Na época, ninguém falava desses venenos que hoje acabam com insetos, passarinhos e pessoas, devastando sobremodo a Natureza. 

- Vamos fazer um boneco de pau e vestir como gente – indicou o menino mais velho, metido a saber de tudo, lembrando-se de um que outro sítio avistara nas proximidades.

- Mas quem sabe fazer um trabalho assim? – interessou-se o pai, avaliando a limitação de tempo e arte dos habitantes do lugar.

- Seu Severino Carpina, que mexe com essas coisas para vender na cidade nos dias de feira – logo a mãe lembrou na busca do jeito que diminuísse a fome dos passarinhos. – Depois juntamos nele roupa folgada que balance no vento e ficará resolvido o assunto. 

Juntos correram à casa do carpinteiro e dias mais acompanhavam o feitio da peça, que dentro de pouco tempo resultou numa bela figura, até de chamar atenção pelos traços desenhados com esmero. 

Eis que posto no centro do arrozal, o espantalho funcionou que foi uma beleza, do modo previsto; às vezes chegava a causar efeito superior além do esperado, assustando gente e animais de maior porte, que, de noite, por desaviso, se aventurassem no eito do baixio entre os legumes maduros. 

Melhorava também, nesse aspecto, o sertão. Esforços se destinaram às outras obrigações, não houvesse o inesperado que deu de crescer naquele inverno, pois as chuvas, antes calmas, quietas, transformaram-se em trombas d’água monumentais, nunca chegadas do jeito daquilo.

Antes de apanhados os primeiros grãos, a enxurrada levou quase tudo, inclusive o espantalho de afastar passarinho. Deus nos acuda fustigou a alma dos caboclos para aceitar de bom grado a ocorrência qual coisa do destino e a vida seguiria adiante. 

Dentro do espírito abnegado que alimenta as pessoas simples, sua religiosidade natural, certo dia, alguns anos após o prejuízo, mãe e o filho mais velho rezavam novena em sítio afastado para onde mudaram, abaixo das terras antigas. 

Cheios de fervor, acompanhavam as palavras da beata nas jaculatórias, quando a mulher observou santo novo, diferente, num dos altares laterais da pequena capela. Admirada, reconheceu nele as feições exatas de gente conhecida. Voltou-se ao filho e falou baixinho:

- Zé, tu reconhece a cara daquele santo dali? – perguntou, indicando o andor humilde no canto.

- É ele, é Chichico, mãe, nosso boneco que a cheia grande levou – embelezado, respondeu o menino, súbito acalmado pelos olhos severos da rezadeira fuzilando eles dois.

Na saída, a mãe ainda balbuciava as palavras derradeiras dos dizeres sagrados, e acrescentou: - Que ele interceda também por nós, que fomos seus amigos bem antes – enquanto desconfiados saíam acompanhando a quermesse pelo terreiro, sem nada revelar aos outros da real procedência da imagem familiar.    

Obs.: História que ouvi de meu pai, Luiz Lacerda Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário