terça-feira, 5 de março de 2024

Para além do conhecimento


Essa procura insana do que se possa achar, porém contida perante a fronteira entre o pensamento e o sentimento. A fome sedutora dos melhores pontos de vista, 
cercados pela sede febril de novos dias e novos senhores. Isso de buscar o inalcançável depois de tudo, afinal. Um jeito de fuga, de morte, talvez. Enquanto que esvoaçantes pássaros sobrevoam o mistério em torno. Sós, olhos absortos no Infinito de si próprio qual de feras desaparecidas diante do inesperado.

A tal intenção de todos neste mar de sargaços e dúvidas, pobres criaturas de Deus aos palpos do desconhecido. Conquanto animados pelos haustos do inevitável, seguem todos a braços consigo e expectantes de valores insólitos, criação das mentes e dramas construídos na doce amplidão das horas e dos haveres.

Bem isto o que reunimos a todo momento. Novas atitudes improvisadas nos braços do Destino. Quem somos, a quê somos? Daí as profecias das gerações, dos credos, de sempre. Cogitações, meras cogitações à procura do corredor de tantas dores e prazeres que os alimentam enquanto crescem os dias.

Face a face, pois, com nós mesmos, tangemos esses comboios nas estradas vidas afora. Juntamos os moradores donde viemos e juntos sumimos através desse túnel que se desfaz às nossas mãos. Quem terá o senso pleno das perquirições e dos séculos? Quem, perante todas as tecnologias forjadas no definitivo da sorte? Quem, uma vez que as interrogações nascem das criaturas e apenas a elas unicamente serão reveladas as respostas?

O mais são propósitos, orações, mantras, visões, aparições e circunstâncias avassaladoras que encobrem na fumaça do tempo sua voragem irresistível. Na ausência do que aprendemos, o que ficará, então? Restos de nós na forma de saudades, memórias, relíquias, escavações e novas civilizações daí a pouco também a desaparecer. Dalguns, alguns, nenhum, todos, seremos o fruto da longa caminhada em forma de nexo ao que permanecerá eternamente nas almas de um Depois inigualável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário