quarta-feira, 6 de março de 2024

O regresso ao Paraíso




Alimento dos deuses, a variação dos mitos nasceu quando o Homem quis saborear o fruto amargo da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Decerto ansioso de também dominar o Universo, buscaria no alimento os apegos ao jeito dessa descoberta. Mergulharia na fonte da natureza e esqueceria de Si Mesmo, o que ficava lá dentro da essência à espera de um dia receber de volta no auxílio de seu autor que permitira de bom grado aquela aventura errante vidas afora.

Quantas eternidades haveria de percorrer à cata do rincão onde deixara, no ímpeto de novas histórias, a inocência original, porém. Rondaria multiplanos, pisaria nas sagradas superfícies sempre no desejo da criação de seu próprio mundo. Foram tantas epopeias que hoje resumem os voos, e exausto das idas e vindas a céus desconhecidos, através de uma consciência dividida entre matéria e espírito, que agora, saturado, aspira o sonho de ter paz no coração.

Dadas as perdidas ilusões que compõem a longa História, que outro senão esse instinto de sobrevivência do Ser lhe levaria adiante? Mais longe chegasse a Filosofia, demos de cara com sequência repetitiva de cogitações desfeitas. Meras palavras. Conceitos mil espalhados pelas entranhas da fama. Horas sem fim, romances, tragédias, possibilidades, no entanto e apesar de tudo, folhas soltas no império das estações.

Mas um a um revive o desejo sideral de regressar ao solo daquela satisfação inigualável dos primeiros momentos de quando aqui chegaram cobertos da glória do firmamento. Alentos de harmonia, luz, cores sublimes que  viveram apenas nessas memórias adormecidos. Único sentido, pois, que move as existências. Nirvana. Reino de Deus. Esplendor. Realização Superior.

Razão de ser, o caminho nos traz a novo tempo que é de Luz. Quaisquer dos empreendimentos indicam esse fulgor sem par, alento das vidas e sol da Esperança. Nalgum lugar, sob a força da certeza, eis o motivo de tudo em que consiste estar aqui e ser feliz, habitar de novo o Paraíso de que somos a origem e sua única sobrevivência.

Um comentário:

  1. "Razão de ser, o caminho nos traz a novo tempo que é de Luz."

    Perceber essa razão é um achado valioso, mesmo e apesar das duras lidas na vida. Boas palavras, amigo!!!

    ResponderExcluir