terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Autenticidade

Essa coerência entre o que alguém diz e o que pratica, isto de ser autêntico. Longe, com o mínimo de atenção, se torna possível perceber quando o ora dito corresponde ao ora vivido, quando vem a busca de autenticidade nos seres humanos, pois tal prática representa fatia reduzidíssima no gesto das pessoas. A exigência disso, ocorre sobretudo no seio da juventude, carente de exemplos de viver; existe nela um largo esforço de achar quem mereça respeito e aceitação em face da autenticidade com que vive, nos dias do presente.

Na peleja de ensinar, os professores trabalham a matéria prima da sociedade numa missão extraordinária, porquanto crianças e jovens gritam pelos exemplos justos, pelas práticas de vida compatíveis, em época cercada de leis de todos os lados, de muitos caciques e pouca retidão. Só afirmar pura e simplesmente é insuficiente, no percurso da sala de aula à civilização, nesses tempos escuros de tantas contradições. 

E quando não avista autenticidade no universo das suas histórias, os jovens padecem e reagem por vezes de modo experimental, a desenvolver métodos arriscados, aventureiros, de achar respostas, motivando estados de coisas da sociedade transformada em terra de ninguém; uns escondidos nos guetos e outros vagando à mercê dos desenganos, enquanto os comandos parecem perdidos de tudo e de todos.

Há que revê, o quanto antes, os padrões de comportamento da raça, presa na ausência de esperança. Os indivíduos necessitam, por demais, de exemplos sinceros, espelhos honestos e caminhos limpos de perfeição, nos dias atuais. Desde políticos a cidadãos comuns, merecemos maiores compromissos de todos, em todas as nações, todas as culturas, sob pena da inexistência custar preços elevadíssimos em termos de resultados e consequências. 

Admito, sim, que dias melhores virão, no entanto isso exige atitude dos que compõem a Humanidade em época de egoísmo e sofrimento. Pesa sobre os seres inteligentes tamanha responsabilidade, ponte que nos salvará das marcas da alienação, que só muito amor salvará este mundo e os que aqui ainda viverem.

Um comentário:

  1. Concordo, só amor salvará este mundo. Por mais que tentemos descobrir uma alternativa para superar os desatinos deste mundo atual, menos saída percebemos ter. Mas sou uma eterna otimista. Acredito em um ser supremo que é Deus e em um lado bom que existe no homem. Este lado bom transformará o mundo é as pessoas boas que nele habitam.

    ResponderExcluir