terça-feira, 2 de agosto de 2016

Os enigmas da dor

Nem sempre é o que se quer ver, mas o que a verdade quer mostrar. Perante tais pressupostos, ele saiu a caminho da Luz, o emissário da dor. Levava consigo poucos instrumentos, porquanto pesava na bagagem o cilindro de aço bem lacrado onde mantinha a dor acondicionada, seu principal sentido de andar. Acordou cedo e fez estrada. Sempre de olhos fixos nas surpresas das estradas, entrou passo a passo no pavilhão imenso das ruas daquela gente. Sabia, no entanto, que aquela dose de dor que transportava tinha um destinatário certo. E buscou, quase ao estilo dos relojoeiros, dos mergulhadores de pérolas, o dono dela. Jamais erraria contar com isso, achar a pessoa. Perlustrou multidões, atencioso e longe dos outros que pudessem não ser a quem o cilindro destinava.

Até que, então, feito os caçadores das histórias de florestas medievais, lá avista o homem certo bem no lugar certo. O herói da mensagem ali à sua frente. Figura espectral, forte, desenhada nas dobras do pensamento clínico do emissário. Chegou leve, assim ingênuo, indiferente ao que viesse. O protagonista dele se aproximou, costado a descoberto, e fez a pausa suficiente de receber o prêmio. Naquele instante, rápido qual soldado das estrelas, acertou o alvo à frente. Correto semelhante ao voo das aves dos finais de tarde, ferira com precisão o herói da jornada.

Cumprira com justeza a missão destinada só aos eleitos. Realizara o desejo do destino feito máquina inevitável. O destinatário do objeto que transportara com tamanha matemática enfim lhe arquejava aos pés, imagem perfeita da solidão iluminada pelas primeiras réstias do Sol. Um gigante atordoado de lágrimas, olhos esbugalhados e gritos na garganta. Guerreiro fendido pela navalha de todos os metais, sangrou até quase o fim, sem, todavia, rejeitar que devesse haver de viver aquilo. De bom grado abraçou o os estilhaços que ainda vagavam soltos no espaço do coração arrebatado. Reuniu as forças imagináveis e desfrutou o benefício da dor em vórtice de absoluta felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário