terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sementes da crença


Donde vem a certeza do invisível nas criaturas humanas, o que aponta na direção da crença, saber que nasce do sentimento. Somente a razão justifica limites no instinto da religiosidade. A margem estreita da busca dos valores espirituais serve de base a muitas filosofias, que, de comum, permanecem prisioneiras da racionalidade, reclamando o senso das verdades absolutas, sem, no entanto, localizar justificativas suficientes para dispensá-la. O raciocínio fixa pontos exclusivos de permanência no pensamento de conclusões definitivas, ocasionando pouca chance de sobrevoar a matéria e ver outros paraísos maiores, mais distantes, que ameniza o deserto de existir. A justeza dos princípios filosóficos materialistas acha meios de alegar a dúvida e a desesperança, invés dos níveis elevados ao Inconsciente, território comentado, pouco demonstrado, no entanto. Porém a necessidade condiciona os mortais a procurar planos em que o alimento recusado pelas filosofias concretistas possa alimentá-los, em vista da sobrevivência apesar de tudo que elas abrigam nos postulados e demonstrações físicas.

O contexto humano, igualmente, carrega consigo fardo imenso de transcendência, razão da busca incessante do Eterno, ainda que fruto apenas da essência interior. Se abandonar à própria sorte os humanos, joguetes de destino nostálgico, indiferente a tudo, eis carga de amargura e angústia que dominaria o mundo, forma absurda inabitável da descrença. Conquanto submetido a doses fenomênicas de dúvida, há que se tanger adiante o império da história racial que nos é entrega aos passos.

Nisto, perante a tarefa de esclarecer quais elementos justificariam viver e realizar o projeto da existência do Ser, face aos conceitos restritos da visão materialista dos sentidos, pedirá interiorização individual de sensibilidade, profissão pura da fé. Só por si ordenará o arcabouço da crença.

Em qual âmbito particular, meandros além do pensamento e da palavra, território puro do silêncio, a alma habitará os propósitos desta Verdade plena, campos de leite e mel. Composto de interrogações e ausente das respostas do chão sistematizado na contradição das filosofias, o fator do sentimento impõe sensibilização doutro nível, atributo de valores inalcançáveis ao viajante das palavras e dos conceitos.

Espécie de bloco essencial persistirá, pois, no íntimo das criaturas humanas e as indicará estruturas impossíveis ao puro e simples das ciências da razão material. O inexplicável, por isso, que aproxima a nave misteriosa da metafísica, emoção raciocinada, decodifica os sinais enigmáticos e indizíveis da Verdade maior onde vive a consistência de um Tudo.  

Afinal pedir Amor não é pecado, mesmo que contrarie a rica Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário