quarta-feira, 10 de abril de 2019

As voragens do impossível

Invés de só considerar valioso todo e qualquer gesto por mais tosco seja nesse mundo vão, aceitar o inevitável qual ponto de apoio e tocar adiante essa barca dos acontecimentos. Vem sendo assim desde que o mundo é mundo. As pessoas humanas consideram pouco válido o correr dos rios, no entanto alimentados os são nas cocheiras de infinitas vacilações, repasto das bestas e dos pesadelos, insistentes fatores dos desânimos continuados. Porém há que ser diferente antes do pôr do próximo sol, às cinco horas de qualquer dia. 

Essas notícias que se espalham no vento, largadas fora das janelas do firmamento, alimentam, sim, mil visões dos subterrâneos da liberdade. Dizem das nuvens que jamais serão outras além dos sinais da sequência de tudo. Prudentes, passageiros, reviram a bagagem que transportam ao nada, somam os derradeiros trocados com que alimentariam as feras logo ali depois do tempo. Fixos nos desejos e esquecidos agarrados às paredes do depois, sofrem dos tratantes e das suas ingratas fortunas. Caminham à beira das novas experiências no instinto de reviver os sonhos já amarelecidos antes de ser lembranças. 

Quantas vezes repetirão o impulso e susterão as aves no céu, nem eles mesmos sustentam de certezas os símbolos. Quisessem na força plena do querer, teriam descoberto a trilha da salvação, todavia jogaram fora as infinitas oportunidades. Perante, por isso, à força descomunal dos elementos em fúria, lhes resta aceitar de bom grado o resultado das loterias em que jogaram trastes e folhas mortas de árvores e livros. Quantos séculos ainda resistam ao furor das ondas nestes mares de Plutão das histórias sem fim. 

Ah! Mas os tons das canções, a harmonia das cores, o ritmo das flores, isto mantém de vida o movimento, sem dores, nem maiores angústias que não a solidão das alturas, o triturar dos corações em festa. Marcas de recordações dos lindos amores e esperanças vivas, aonde foram guardar o sabor da felicidade, nem eles saberão.  

2 comentários:

  1. Muito real e sensato o seu texto. Li em algum lugar que a solidão é a doença do século. Não a solidão em si, mas desencadeia outros males emocionais. Sei que a solidão vem carregada de lembras, recordações de lindos amores vividos ou sonhados. Mas a esperança vive no anseio de em algum momento realizar os seus sonhos. Quem dera fosse as nossas vontades e desejos realizados, quem dera... enquanto isso vida que segue.parabéns pelo seu texto, sempre nos tocando de todas formas. Um carinhoso abraço ao amigo Emerson Monteiro.✨✨🌷

    ResponderExcluir
  2. Cada parágrafo deste texto é um universo de mensagens, de parábolas que temos que ler e reler para descobrir o que fato retrata aquelas frases, palavras...muitas vezes trazem lições de vida no seu interior e nos levam a refletir...profundo...

    ResponderExcluir