terça-feira, 16 de abril de 2019

Manhãs de sol intenso II

À busca de respostas, eles viajam seres entre seres, minúsculos fragmentos dos tantos que passam livres na imensidão das noites. Sonhos multiplicam tantas horas de angústia, expectativas, e as histórias cortadas nas lâminas afiadas que sustentam dragões e realidades no correr das existências. Ação em tudo. Só ação de movimento insano. Vontades férreas, no entanto, de ver brilhar o sol constante do desejo de amar e ser amado, que domina as massas humanas. Vagas assustadas das luas e dos olhos presos aos depois, contudo são ferragens nas horas e nas cidades metálicas. Guerrilheiros da felicidade, resistem de todo custo a essas garras do Tempo; sustentam a fleuma de vencer os instintos e chegar aos Céus da realização, independente do que sofram durante o percurso, indiferentes aos custos da festa. Justificam as aparências do quanto lutam até vencer o desconhecido, superar o fugidio. De certeza, padecem da fome de sucesso, do prazer incontrolado e do apego ao chão.  

Mas as manhãs igualmente mostram faces radiosas de luz, aves que balbuciam a brisa nas árvores, marulhar dos riachos lá fora; nisso, no palpitar dos instantes, caixas e caixas do invisível percorrem o mar imenso do espaço das palavras e dos sentimentos; a largueza do vazio silencioso, contundente, revira o turbilhão das horas, enquanto a natureza todos conforta e domina. Saber-se existindo e sorver o momento, eis a razão principal de tudo quanto circula nos humanos por vezes alegres, cheios de vida, que saem aos dias frios envoltos no manto dourado que os aguarda. Com isso, em face das fragilidades que ainda cobrem o mais íntimo coração, percorrem as calçadas quase que cientes da Verdade, e mergulham o impossível à cata de pedras preciosas e paz; de alma larga, sentidos ligados aos motivos de pisar a lama desses pântanos, eles descobrem pouco a pouco serem coautores da Libertação que lhes espera logo ali adiante no abismo do Infinito.

(Ilustração: Colagem, Emerson Monteiro).

Um comentário:

  1. Sonhos e horas de angústias, expectativas frustradas fazem parte da vida humana. Guerrilheiros desafiadores lutam até de forma vã a busca de uma felicidade sonhada, realizações impossíveis levam o homem a praticar ações insanas na busca de coisas, bens materiais posições sociais que ao seu vê lhe trazem felicidades e outros fragmentos que preenchem e massageiam seu ego de forma desvairada e passa a perder de vista tudo que não compõe a sua roda de fogo. O tempo passa e somente quando atinge a maturidade, por idade ou um fato acidental que lhe módica pelo sofrimento é que se dão conta de quão vã é a sua arrogância. Seus textos estão cada vez mais de mais alto nível. Comentá-los não é fácil. Mas como escrever é para todos os níveis dou-me ao luxo de comentar. Parabéns. Um carinhoso abraço ao amigo Emerson Monteiro.

    ResponderExcluir