quinta-feira, 25 de abril de 2019

O império da beleza

Há de se perguntar quais leis determinariam tanta lucidez no que existe de harmonia, equilíbrio, perfeição; que poder de tamanha proporção que tudo determina dentro das normas absolutas de linhas e tonalidades, maestro de luzes e cores, desde o mínimo ao máximo do quanto realiza em todo Universo. 

Sob, pois, essas leis de suprema grandeza seres e formas movem o cenário da tecnologia dos Céus, concatenando situações num constante ir e vir, trabalho dos artesões da constante atividade do Cosmos. Enquanto que nuvens de mistério ainda envolvem os segredos da Criação, código em processo de revelação permanece no silêncio e sustenta o ritmo em atividade. 

Nisso, evidentes fatores impõem sua força inigualável que rege e domina e coordena as tantas fases das existências. A beleza representa uma dessas fases. Ninguém está fora desse fascínio do belo, porquanto, tais marionetes do Destino, os humanos rendem obrigação aos ditames e recebem os frutos..

São exatidões matemáticas, virtudes que norteiam entre agir e receber os resultados das ações. À medida que descobrem o trilho da extrema perfeição, eles usufruem das maravilhas incontáveis do Tempo eterno.

Bom, no entanto, já agora conhecer o quanto possível seja de sobreviver à destruição e prevalecer durante a Eternidade, viver a paz e chegar no amor, daí preenchem todos os sonhos da imaginação. Vivem a plenitude mesmo sem identificá-la com a claridade do Autor de tamanha magnitude. 

A beleza traz isto consigo; reúne as circunstâncias do que passou neste chão durante eras sucessivas e sintetiza feixes constantes das qualidades puras, desde a fé, o dom divino de que emanam os bens da infinitude. Envolver a bondade nos critérios mais amplos que sejam acalmará o coração das criaturas nas festas de louvor e aceitação. A beleza, que demonstra o senso de justiça e sabedoria e que originou a Vida, preservará para sempre os nossos corações.

Um comentário:

  1. O império da beleza é tão relativo. Existem a beleza propriamente dita e a beleza induzida através dos recursos que o mercado da beleza proporciona. Mas existe o outro lado da beleza, aquela que vem da alma, da admiração que temos por alguém, do carinho, do jeito ser de outros atributos que a pessoa é dotada. Não concordo com o Vinicius de Morais. Mas é assim mesmo. Parabéns pelo seu texto. Um carinhoso abraço ao amigo Emerson Monteiro.🌷🌷🌷🌺🌺🍀🍀💫💫

    ResponderExcluir