terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Histórias alheias VII

Das narrativas a propósito dalguns místicos judeus, escritas por Martin Buber no livro Histórias do Rabi, dentre outras histórias vamos encontrar um episódio sob o título Saber quando o rabi Baal Schem Tov dissera:

- Quando atinjo o mais alto degrau do saber, sei que nem uma letra dos ensinamentos está em mim, e que ainda não dei nem um só passo no serviço de Deus.

Essas palavras de Baal Schem o rabi Mosché de Kobrin as transmitia a um outro rabi, e este lhe indagou:

- Mas está no Midrasch (dos livros sagrados judaicos): “Adquiriste o saber. Que mais te falta?”

Diante daquela consideração do religioso face ao que dissera, de Kobrim lhe respondeu: 

- Em verdade, é assim. Tendo adquirido o saber, saberás então o que te falta.

...

E logo em seguida, no mesmo livro, Martin Buber traz outra história de Baal Schem Tov, místico bem conceituado no Judaísmo desde séculos. Esse outro episódio tem por título Sem o Mundo Vindouro, e narra de ocasião em que o religioso, certa hora se sentindo em desânimo e qual notasse em crise sua fé, quis admitir lhe faltar merecimento de que já possuísse a felicidade em um mundo vindouro; nessa hora dissera a si mesmo, segundo conta Buber:

- Se eu amo a Deus, para que preciso de um mundo vindouro? 

...

São momentos assim de lucidez e espiritualidade que refletem o nível de compreensão de cada um diante do infinito mistério da Eternidade a nos tocar suavemente e indicar oportunidades da percepção da grandeza do Poder, tudo através da consciência em aprimoramento constante por meio dos desafios da Sabedoria. Todas as religiões possuem seus místicos, os quais sejam dignos de tocar as abas do Céu e conhecer tanto mais da beleza e da divina perfeição.

2 comentários:

  1. "Pois nele vivemos e nos movemos e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito:somos verdadeiramente da sua linhagem. Sendo nós, pois, da linhagem de DEUS, não devemos pensar que a Divindade é semelhante ao ouro, ou à prata, ou a pedra lavrada por arte e imaginação do homem. Ora, DEUS não levou em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam" (atos17.28.30).

    ResponderExcluir
  2. É meu querido desta vez sinto-me limitada a comentar o seu texto. Apesar de rico e cheio de lições de vida, para uma pessoa minha limitada vivência de espiritualidade não me acho capaz de emitir comentário sobre o tema. No entanto, volto a repetir a minha enorme admiração por você, por seus texto, por sua enorme capacidade de nos repassar conhecimentos, sabedoria dentre outras. Seu grau elevado de espiritualidade nos dá, prazer em lhe ver e ouvir. Um carinhoso abraço ao amigo escritor Emerson Monteiro.⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

    ResponderExcluir