sábado, 2 de maio de 2015

Instinto materno

Algumas palavras de mãe, do que elas passam aos filhos, do calor extremoso como lidam a missão que lhes é confiada, tocando adiante o pulsar dos corações. Pela força da presença da mãe junto aos filhos se avalia o tamanho da alma e o valor da existência dos seres, isto por vezes tão pouco estimado quando tantos esbanjam a sorte e deixam passar as oportunidades que desfrutam de achar o caminho do Bem. Que dizer do que o sentimento fala e as palavras ainda são pobres no descrever? Das saudades, ausências monumentais, distâncias intransponíveis, quando por mero fator de apego esse anjo divino nos recebe nos braços e toca adiante nossos desejos e sonhos. Instrumentos de amor puro, as mães...

Prova maior da confiança na realização do filho, a mãe acarinha, cuida, amamenta, mantém, orienta, aconselha, enquanto exercitamos os anseios das vaidades até descobrir a grandeza do sentido da vida. Consciências santas, as mães querem sempre o melhor aos filhos. Quão impossível a uma mãe receber de bom grado as punições impostas aos filhos perante as leis sociais. Haverá meios de acalentar muitos, inclusive a própria pessoa, face às consequências dos atos delituosos, exceto às mães, sem alternativa.

Os filhos são pedaços seus. Jamais desagarram, abandonam, esquecem. Enquanto esses flutuam nas vagas da existência dotados de audácia, senso de aventura, impetuosidade, imprudência, testemunhas da licenciosidade humana, frutos da pouca estima e do desapego a princípios da coerência.

O tamanho do amor das mães representa o quanto impõe de responsabilidade viver e corresponder a quem nos ama. Porém quem lembra na infância depois sujeita descuidar, e o preço representa esse caminho longo à frente antes de chegar ao território de paz das boas recomendações das mães aos filhos.

Lembro, nas horas da verdade, as palavras que ouvi de minha mãe, nas despedidas, na hora de pedir a bênção, o que cala no peito em forma de sentimento guardado a sete chaves, avisos de segurança e felicidade: Deus te abençoe; Deus te faça feliz...


Nenhum comentário:

Postar um comentário