sábado, 30 de março de 2013

Liderar a si mesmo


Sim, todos somos líderes em potencial, próprios a gerir os passos pela existência viva, coordenar nossas ações diante dos dias. O que de comum acontece é largarmos nos braços alheios tais oportunidades, perdendo o direito de criar as condições mínimas de planejar e executar o mundo à nossa volta, a maneira. O brilho dos indivíduos nasce da possibilidade infinita da criação do ideal que nos conduz ao progresso e à paz.

No entanto há nisso, nessa entrega fácil ao destino ocasional, acomodação, sobretudo esquecidos das verdades maiores da criatividade e do trabalho. Poucos, uma minoria qualquer, aceita o desafio e resolve sustentar a firmeza de produzir condições de crescer nos pés e pernas, e evoluir numa proporção maior do que a massa ignara.

Criam-se líderes imaginários a título de preencher o espaço deixado pela pouca iniciativa que lhes caberia no concerto das horas. Escolhem desde astros pop internacionais a marginais dos noticiários policiais ou políticos, líderes do passado histórico, tipos populares, atores e atrizes da cena diária, o que encobre o ânimo de estabelecer as bases necessárias a resolver o drama individual de uma ausência de iniciativa pessoal. A mídia também usa isso, da coragem pouca das plateias em deixar de consumir e começar a fabricar o roteiro particular de si mesmo.

Contudo, existe objetividade no preceito de buscar o domínio da personalidade e andar com os instrumentos de orientação ao sucesso possível e abandonado, o que exige força de vontade, estudo e prática.

Bom, quis entrar em assunto tão essencial face ao gosto de animar quem pensa haver chegado ao final da linha sem descobrir que as paralelas se encontram no infinito. O infinito somos nós mesmos, em tudo por tudo. O início e o término das caligrafias e lendas. O barco e a outra margem do tempo eterno.

Vencer os demais demonstra força bruta, vencer a si já pede mais sacrifícios em termos de humildade. Assim, qual quem conduz exército bem equipado, de mãos fortes que possamos achar o trilho da compreensão do Universo e ganhar a intenção de comandar o céu em Si, qual função de real felicidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário