quarta-feira, 20 de março de 2013

Gol, a matéria prima do futebol


Isso equivalente de gol é o motivo do sucesso dos times nos gramados desse mundo inteiro. A que lado se virar, movimentar as ações dos zagueiros e seus combates infinitos, as defesas magistrais dos goleiros, armações inconfundíveis dos alas, nada disso significaria suficiente ao coração dos torcedores não fosse o gol inesperado nascido dos pés do artilheiro. Nada disso e coisa alguma, inexistisse o gol, momento máximo dos escores e dos campeonatos.

Toque de bola, a circulação do sangue da bola, desde a retaguarda, e eles avançam gradativamente pé ante pé na sede das traves, invadem a grande área quais mágicos habilidosos de nervos e pulsações lá dentro do peito da galera em festa ao grito de mais um, trepidação nas arquibancadas desta vida surpreendente. Sopapos e sentimentos amargurosos nos adversários, silêncio de expectativa frustrada na torcida contrária. Alegria e fama dos vencedores.

Assim também aqui no chão dos comuns mortais. Palavras que enchem caçuás inteiros de conversa jogada fora, planos, projetos e intenções insatisfeitas, no entanto se se pretender mesmo avançar no manjar de tudo, lá está o canto da trave, e de chuteira direita o atacante fulmina, e o arqueiro fracassa no pulo perdido, salto felino monumental infeliz. Doutras vezes, o esquadrão desliza no tapete das paixões da tarde de domingo, suave qual bolas de espuma nas calçadas do País; ali desenvolve o cronômetro ansioso parábola infinitesimais do aproveitamento das melhores chances...

Goelas dos locutores rasgam o brado altivo da felicidade dos estádios e das praças, enquanto corre à toa, nos palcos desta vida, resolve pouco, quase coisa nenhuma, diante da esperança do sistema do treinador, e que façamos resultados no placar dos finais das partidas, força da mídia, sabor do mérito da cotação milionária dos passes desses atores fundamentais.

Houvesse treinos coletivos e preparações individuais sem o gol no fim dos corredores, as telas de nada importariam tão pouco nos instantes das tomadas de decisão nas jornadas esportivas. Ali o crivo no calendário da plateia em delírio no instante daquele tento inesquecível, placa no estádio, bem junto do portão principal.

Tome bola, golaço, replay, a bomba lá dentro do filó, a hora sagrada dos tentos geniais , trinta e seis minutos da etapa derradeira. Tome bola, dona felicidade! Instante esse dos plenos da realização humana exemplo de concretização dos sonhos da vitória e melhores condições na estrutura física dos esportes, peças e bolas em movimento no tabuleiro das jornadas. Clímax de tudo isso na história das emoções e atividades insistentes rumo à conquista das movimentações inevitáveis. Dois tempos de caminhada e concretizações definitivas rumo ao infinito dos destinos eternos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário