sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Esteja em paz consigo


Vez que seja difícil estabelecer harmonia diante dos objetos e pensamentos, façamos um acordo na nossa mesma consciência e unamos a nós próprios, invés de alimentar a dualidade entre o Mal e o Bem. Criemos as mínimas condições do encontro interior de tudo quanto há, seja fora, seja dentro da pura existência. Descubramos os valores do silêncio e das compreensões que circulam neste mundo. Adotemos um padrão de respeito aos outros e a nós, numa firme disposição de vivenciar tudo de que falam os livros durante todo tempo. Superemos os níveis grosseiros das fantasias, do prazer pelo prazer sem valores espirituais.

Sei o tanto das dificuldades em trazer à tona essa recomendação dos mestres, porém inexiste fórmula que não seja esta no sentido da renovação dos dias e das vivências. Querer admitir recursos intermediários que contemporizem a obtenção da paz significa, sobremodo, fuga da essência da natureza no seu processo de aprimoramento.

Qual embate universal desse instante de todos, vivemos assim as horas que antecedem o despertar da verdadeira realidade donde viemos e ora nos encontra face a face com nós mesmos através das possibilidades íntimas da transformação de matéria em consciência. Alternativa de paz não haverá, pois, senão mergulhar este mar de revelação que já o somos e desvendar o mistério do Ser.

Deixar de lado o que ficou preso ao passado e construir história nova em nosso íntimo, único motivo de tudo quanto perpassa o instrumento que vivenciamos aqui na humana existência. Porquanto matéria prima do destino, personagens dotados da plena inteligência de cumprir o que aqui viemos, resta-nos estabelecer a sintonia com o tempo e aceitar de bom grado a felicidade, sonho de tantos vida afora. Bom, eis o resumo simples do que buscamos, causa e conteúdo de quantas lidas. Em todos esses códigos, a preencher os sentidos e as leis.

Um comentário:

  1. ..."Deixar de lado o que ficou preso ao passado e construir história nova em nosso íntimo, único motivo de tudo quanto perpassa o instrumento que vivenciamos aqui na humana existência. " Talvez seja este o desejo de todo ser humano. Parabéns!

    ResponderExcluir