quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Processo de Individuação

Das grandes limitações de superar a condição animal no entanto lutamos com disposição no sentido de vencê-las, pois jamais poderemos explicar a nós mesmos as causas fugir das batalhas que oferecem a chance de viver com qualidade e ser feliz como profissão e vitória derradeira. Isto nada tem de ilusão, porquanto a própria ciência das civilizações prova que existem os meios de vencer o passado delituoso das primeiras experiências humanas, próximas até dos instintos animais. 

Por exemplo, estudos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço cuja fama sobrevive século depois do seu desaparecimento, contemporâneo de Sigmund Freud, outra vaca sagrada dos estudos da alma. Ele, Jung, denominou Processo de Individuação essa via de transformação possível a todos por meio do aprimoramento das práticas de existência. 


Segundo Jung, as pessoas dispõem do condão de chegar à totalidade e tornarem-se únicas, realizar em si o mistério da cura cósmica diante do desconhecido, livres da condenação de repetir erros sucessivos que ficarão atrás. 

O Processo de Individuação equivale, por isso, a instrumento justo de vencer circunstâncias históricas individuais, no ramerrão dos equívocos continuados. 

Independente de opções pessoais, o homem é capaz chegar à sonhada totalidade e realizar o Ser em Si. No íntimo mais profundo da essência impera a elaboração do auto-aperfeiçoamento e revelação de um infinito de eras na individualidade. 

Enquanto isso, no secreto de todos nós, a batalha de conhecimento elabora viver com intensidade religiosa a tal revelação, solução definitiva do que classificam de sofrimento, peleja de dois lados que se doem, durante a qual um  busca libertação e outro teme superar a rotina das águas rasas e alçar à salvação, obter a total superação dos percalços medíocres deste chão.

Há quem esqueça a qualidade espiritual e mergulhe de cabeça na aventura das ilusões perdidas. Ainda sabendo das limitações, vitória certa aguarda os vitoriosos que lutarem o bom combate com ânimo e desejo positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário