segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Revolução da Consciência


Agora, depois de tudo quanto houve, chega à ocasião de rever todos os propósitos, conceitos e práticas e achar de uma vez por todas o caminho definitivo da Arca da Aliança de que fi
zemos parte. Foram tantas quantas as buscas enquanto perdurava bem aqui o senso da razão e do Absoluto na estreiteza de um a um. Diante do quanto evoluiu a Humanidade no âmbito externo, resta agora tão só o mergulho na vastidão de Si Mesmo e estruturar meios de que falam os místicos sob o ponto de vista da Consciência no poder. Desde então, advirá novo sentido aos anseios humanos, propiciando o domínio dos valores e suas práticas. Já existem até pesquisas suficientes a uma profunda transformação do que sejam os próximos passos da revolução em andamento.

Nisto, vivemos a Era da Síntese aonde métodos serão revistos e acalmar-se-á o domínio intelectual e ver-nos-emos, então, face a face conosco mesmos, em um momento pleno de autoconhecimento, suficiente ao exercício doutro aspecto da personalidade até hoje posto no segundo plano.

Mas de imaginar uma resposta fixa do que seja isto, quis saber do ChatGPT o que esse oráculo atual pensa a propósito do tal assunto, ao que ele de pronto trouxe de lá sua opinião: Muitas vezes, a "Revolução da Consciência" refere-se a um processo de crescimento pessoal e espiritual, onde indivíduos buscam expandir sua compreensão, aumentar a consciência sobre si mesmos e o mundo ao seu redor. Isso pode envolver práticas como meditação, reflexão, autoconhecimento e busca por um propósito mais profundo na vida.

Bom que na vida pudesse ser assim, de consultar uma máquina pensante que acalmasse as expectativas do futuro e viesse de permitir que, em si, achássemos a calma suficiente de deixar de lado as palavras e começar a viver realmente. Nessa crise momentânea, semelhante às milhares que se foram e ainda vêm, as palavras enchem de fervor as criaturas e lhes oferecem meios de interpretar que estejam sabendo mais do que devessem, e nisso traçarem, na própria experiência, aquilo que tanto aguardam do que outros e outros estiveram a providenciar e de pronto avistarem o rumo definitivo das futuras gerações. Existir além dos sonhos...

(Ilustração: A rendição de Breda (Las lanzas), de Diego Velazquez).

Nenhum comentário:

Postar um comentário