sábado, 29 de junho de 2019

O Senhor é a Lei

O que as religiões, as filosofias, os poetas, buscam definir é o simples que de tudo emana. O equilíbrio universal. A força viva da Natureza. A essência dos elementos. Esse poder absoluto que determina o andar dos acontecimentos. Há notícia, entre os gregos antigos, no Olimpo, a casa dos deuses, de que lá havia um altar dedicado ao Deus Desconhecido. Ele, esse conteúdo inevitável que perpassa o transcurso dos dias, queiram ou não os incrédulos, representa a determinação, o senso transcendental que requer o mínimo de consciência dos humanos, ditos seres inteligentes. 

Por mais que exista esforço de todas as disciplinas estudadas nas academias, provar a soberania do Poder tão evidente requer mais do que palavras, conceitos, que esbarram nos limites dos raciocínios e que condicionam a compreensão a meras quatro paredes da impossibilidade. Explicar o inexplicável. Enquanto o espírito do Tempo circunscreve inclusive a descrença dos doutos, nisso a Lei impõe, determina, fatores intangíveis, ocorrências fortuitas, aparentes coincidências, e tudo permanece de acordo, na contingência das cores desse panorama visto daqui das nossas condições restritas. Domar, conter, restringir a voragem dos séculos sustem, entretanto, que a obediência advêm dos frutos da sabedoria, adquirida no decorrer das experiências e dos pendores deste chão de almas que mourejam entre desvarios e sonhos. 

Compreender, portanto, que nossos instrumentos apenas restringem a percepção desse Ente a que buscamos desesperadamente na história da Humanidade, significa acalmar pensamentos e viver os reais sentimentos de pertencimento, diante das réstias de luz que nos chegam ao Coração, pátria da humildade, setor da paciência e caminho da Verdade plena.

Os nomes de Deus vivem no íntimo de todas as criaturas. Buscar a Paz identifica o sentido a que essa harmonia original se destina, pórtico das tradições e dos mistérios, sol dos enigmas e pouso das aves do Paraíso. 

2 comentários:

  1. Texto culto, repleto de pensamentos que nos levam a refletir sobre a essência de Deus e a simplicidade das coisas, do existir, viver uma vida com mais leveza e simplicidade. Quando nos depreendemos destes interesses outros ficamos com a alma leve e passamos a vê vida e mundo com mais simplicidade e por conseguinte mais feliz.

    ResponderExcluir
  2. Um. Abraço ao meu culto amigo escritor Emerson Monteiro.🙌🙌🙌

    ResponderExcluir