quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Valor incalculável das democracias

Na idade dos povos o que conta são as realizações da liberdade. O estabelecimento da paz entre os cidadãos. Paz obtida a largas penas. Maturidade adquirida na força das gerações. Quantas e tantas madrugadas insones. Horas aflitas de campos de batalha. Marcas profundas no tecido social. Mesas de negociações. Cicatrizes. Assim se medem as democracias no teatro deste mundo.

O trilho brilhante dos sonhos feito realidade, desse jeito são as democracias. Dores de partos extremos, milhares, milhões que sofreram a dor desses partos de realizações promissoras. A ninguém cabe, no entanto, o crédito dos nascimentos dessas conquistas dos humanos. A todos, isto sim. Quanto de renúncia dos que acreditaram nas transformações da sociedade, e fizeram sacrifícios, sofreram holocaustos, a fim de ver nascer plenitude. Bem sabe quem presenciou as epopeias em volta das fogueiras acesas do desejo das multidões. 

E jamais largar de lado a responsabilidade disso, comum a todos. Sustentar as verdades da Justiça e da Paz. Alimentar a vontade da autodeterminação qual fator essencial à vida. Preservar as conquistas da história dos que perderam a vida em nome do ideal dessas revoluções fundamentais. Nem de brincadeira nutrir ódios ou fome de vingança. Os países chegam a degraus mais elevados de institucionalização dos valores obtidos a ferro e fogo.

Agora vivemos novos dias, resultado das experiências, erros e acertos. O futuro reserva às famílias a sabedoria dos seus líderes que substituem os que fracassaram. É disso que ora falo, dos dias de prosperidade que construímos durante todo tempo, desde a colonização. Isto em mundo livre, nação continental, plena de oportunidades e orientação de verdadeiros governantes que aceitam cumprir a delegação da autoridade. Consciências que despertam nesta condição da vitória dos valores justos. Nem dizemos que demorou, pois tudo só vem na hora certa, sob o manto abençoado das luzes deste Milênio tão esperado com fervor. 

Um comentário:

  1. Tudo tem seu tempo. Assim como na vida tudo tem o momento certo para acontecer. E assim é na história política, econômica e social de uma nação.

    ResponderExcluir