quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Episódio espírita

Nos primórdios do espiritismo kardecista na região do Cariri, os simpatizantes da doutrina realizavam suas reuniões nas próprias casas, onde se encontravam  ocasionalmente, isto em Crato e Juazeiro do Norte, segundo soubemos. Eram as décadas de 40, 50 e 60. Inexistiam centros que promovessem com assiduidade as reuniões. 

Na década de 60, em Juazeiro do Norte, nas proximidades do Rio Salgadinho, funcionaria o primeiro dos centros espíritas caririenses pela iniciativa de Seu Luiz de França, de tradicional família da cidade. Organizaria as atividades evangélicas, doutrinárias, de desenvolvimento mediúnico e de desobsessão, a oferecer meios da divulgação da novel crença, somando forças ao movimento que hoje dispõem de cifra considerável de casas espíritas nas várias comunas regionais.

Naquela fase, Seu Luiz trabalhava com vários médiuns, aos quais desenvolvia e dava chance de servir à causa redentora através dos trabalhos que promovia naquele que fora o primeiro dos centros espíritas do Cariri. Dentre esses médiuns alguém que depois tornar-se-ia trabalhadora da Associação Espírita Allan Kardec, em Crato, na qual exercemos a Presidência por sete anos, Laís Cardoso, filha de Seu Roldino, comerciante cratense, e estimada amiga minha. 

Nalgum momento, Laís contou esse episódio, que ouvira de Seu Luiz. Ele, que era médium vidente, lá um dia, ao regressar às reuniões da casa espírita, cujo prédio permanecia fechado durante o dia, pela vidência depara entidade espiritual ainda dentro do recinto, inclusive a demonstrar sinais de aborrecimento, e que foi dizendo ao vê-lo:

- Sim, senhor. O senhor além de me trazer aqui contra a minha vontade, - pois os espíritos necessitados vêm involuntariamente para o tratamento da desobsessão, – ainda vai embora e me deixa trancado todo esse tempo.

O religioso da Terceira Revelação, ao ouvir aquilo, indignado reagiu, querendo logo esclarecer o espírito carente: 

- Ora, só. Deixe de ser ignorante, pois espírito não precisa de portas, janelas ou paredes para sair, que eles, sem esforço algum, vivem libertos da matéria, e podem circular facilmente por entre coisas e objetos, já fora do mundo físico.

Um comentário:

  1. Deve interessante ser apenas espirito5. Sendo matéria difícil estar onde quiser sem ser percebido. Visitar lugares e pessoas queridas para matar as saudades sem necessidade de bater a porta, simplesmente entrar.

    ResponderExcluir