quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Razão e sensibilidade


Duas peças em um só corpo. Enquanto habitamos essa casa, há que aprender, trabalhar, com essas duas forças de uma mesma existência. São aspectos distintos da Natureza à nossa disposição, no sentido de encontrar a vertente de união e transcendência. Funções distintas, mostram meios de aprimorar o ser individual que ora somos. Escolas vivas. Marcos divisórios da compreensão absoluta. Dois à busca de revelar em si a Salvação na face do Tempo em movimento do qual usufruímos a oportunidade maior da Consciência.

Lição bem simples, porquanto esse rio desliza dentro da gente mesma. Duas margens do grande Todo, luzes acesas da pura revelação. Ninguém haverá de fugir de uma apenas aparente contradição. Nisto, herdamos a melhor parte de tudo quanto existe durante todo tempo. De todos seres, significamos os únicos mais próximos da essência e detentores dos instrumentos da Libertação. Contamos, assim, a epopeia da própria realização, da cura do desparecimento.

No mesmo período quando a fria razão instiga a que nos sujeitemos à matéria, outra vertente, tão poderosa quanto, o sentimento, motiva a que cuidemos de buscar a compreensão daquilo a que se vive aqui. Nisto, o resumo de todo conhecimento e fonte do equacionamento das aparentes contradições sob as quais persistimos. Almas em eterno recomeço, até desvendar o mistério de viver, operários da Iluminação, vagamos pelas malhas do Infinito. É de tamanha perfeição e valor o compromisso das pessoas consigo, neste afã de se encontrar, que, de antemão, recebem constante orientação e notícias do que lhes aguarda logo ali adiante, no sentido único da Criação.

Portanto, autores e protagonistas da missão de achar Deus no ente que ora seja, o prazo deste encontro definitivo está bem no íntimo de cada um. Sublime existência e herói da persistência, resta, pois, desvendar o código de que são os autores, no próximo capítulo de uma história tão sublime. 

(Ilustração: A noite estrelada, de Vincent van Gogh).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário