
Dizem que Hotei dispõe do recurso interior para todos que queiram atingir a completa serenidade e a tão almejada sabedoria.
Mostra-se geralmente com a enorme barriga e roupa caindo pelos ombros. Seu abdômen expandindo, no entanto, fica longe de simbolizar o pecado da gula, mas significa a satisfação do estado em que vive.
Hotei, conhecido como o Buda gordo, é na verdade a imagem de um monge chinês frequentemente encontrada nos templos, restaurantes e amuletos. No folclore da China, ele acabou sendo associado ao Maitreya, o mito da perfeição absoluta, ser que, inclusive, visitará o Planeta durante a grande transformação que nos aguarda em futuro não distante, segundo as previsões proféticas de algumas escolas místicas. Para os japoneses, o hara (ventre) denota o coração e a personalidade, por isso seu vasto hara transmite essa grandiosidade de espírito.
Assim, no Ocidente, ele é muitas vezes erroneamente visto, como dissemos, sob a representação do Buda, Sidarta Gautama, quem, por sua vez, era bem mais delgado, e de comum entre os dois persiste apenas o jeito de sentar em posição de lótus. Segundo a crença popular, apreciar a pintura ou ter uma estatueta de Hotei espanta as preocupações da existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário