terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Lembranças e sonhos


Muito mais sentimentos do que meros pensamentos, eles chegam dos instantes e permanecem, feitos parte de um tesouro guardado a sete capas nas malhas do coração. Ficam ali numa região secreta e, quando menos se espera, vêm e tomam o espaço do Ser quais habitantes que despertam de sonos inesperados. Trazem consigo, na carne viva, as mesmas emoções de saudade que antes os fizeram nascer certa feita. De tão valiosos, estendem sua essência em volta da emoção e reeditam claramente quanto guardam consigo, de força inigualável, livres de quaisquer decisões atuais. Fustigam a memória e refazem as mesmas dores de ausência lá dos tempos passados. Revivem nos mínimos detalhes tudo aquilo e mexem conosco, donatários e senhores absolutos da existência. Numa película poderosa, preenchem o teto da presença de cores e formas jamais imaginadas.

Isto também são assim os sonhos bons. Eles e os protagonistas que lhes acompanham, as histórias, as revivescências, os amores, as lembranças trazem juntas, a contar de outros transes talvez inexistentes, no entanto reais, lúcidos, permanentes. Uma produção sem par, os sonhos. Quiséssemos o suficiente, e saberíamos donde vieram dotados de tamanho poder. Dizem aos olhos do Inconsciente qual seja a fonte de tantas maravilhas, de uma vida própria que desagua em nós, independente da nossa vontade. Ser-se-iam lembranças ativas do que nunca vivêramos, e marcam quão profundamente os sentimentos que neles fazem morada constante.

Esses pássaros do Destino que significamos nós, munidos de consciência apenas parcial dos fatores da Natureza, portanto vagam nos páramos do Infinito com seus penhores ao indizível dos sonhos e das lembranças. Deslizam entre essas margens na condição de cativos da realidade. Transportam na alma as garras do mistério que lhes amarram à sobrevivência. Nisto, sonham com a felicidade e dormem sob as vistas acesas da esperança. Dias e dias, pois, eles imperam nas nossas vidas à busca do senso de que falam as artes, no firme desejo de imortalidade e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário