sábado, 25 de novembro de 2023

Eu homem e eu deus


Lá pelas tantas, eles dois viviam a meio do carrascal do Sertão. Resolveram isso, que ninguém até hoje sabe explicar o motivo, de vir morar numa chácara abandonada, ali esquecida naquelas bandas desertas pelos antigos moradores, que sumiram a meio de uma grande seca no passado. E viviam relativamente em paz, quando, sem mais, nem menos, o eu homem resolveu meter os pés pelas mãos e agir à sua maneira, isto é, tal faria um homem comum diante da torridez do universo em que mourejavam. Às primeiras horas de uma distante segunda-feira, já padecendo da fome deixada pelos outros humanos naquela solidão, e arriscou pegar a braços o primeiro animal que lhe aparecesse.

Sorrateiramente desceria das encostas rudes um filhote de guaxinim a querer beber água do açude quase seco, nas primeiras horas da manhã. E nisso o eu homem, escondido debaixo de rara moita de mofumbo, munido de uma pá e uma picareta, acertou em cheio o infeliz jaraguá do mato, rachando-lhe a cabeça.

Todo animado, ao chegar em casa, enquanto preparava o quitute do dia, lembrou de acordar o eu deus que ainda lhe dormia nas entranhas. Mas qual seria a surpresa; ele também estava de cabeça machucada, idêntico ao guaxinim que trouxera há pouco da espera no mato. Nem sei se só adormecido, no entanto bem baqueado no físico.

Não sabia o eu homem que o seu parceiro subiria naquele mesmo instante até o Deus de Todos, nos céus, a reclamar da agressão sofrida quando ofendido fora pelo eu homem.

Nisso, logo foi perguntado:

- Que fazia naquele momento da agressão?

- Andava em sonho à procura de água de beber – respondeu.

E seguiu o interrogatório:

- Com quais trajes? De bicho ou de gente?

- De guaxinim – definiu.

- Pois se conforme e acorde a fim de se alimentar da sua própria carne – foi o veredicto que recebeu.

(Ilustração: Guaxinim (paixaoanimal.com (reprodução).



Nenhum comentário:

Postar um comentário