sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Efeitos sonoros


Eu só quero pensar que ainda nem de longe saibamos utilizar a contento essa parafernália de mecanismos que, num abrir e fechar de olhos, nos chegou às mãos na atualidade. Primatas deste período de tantas alternativas de ter o que contar e serem tão poucos os assuntos de que assim o merecem, aonde correr, portanto, e aceitar de bom grado a farra de mensagens que invade o éter e nossos lares, nossas individualidades, nossa paz... Hoje todos têm seu jeito particular de revelar o interior de si, no entanto meio trôpegos, capengas, apressados... Dizem, é do direito, contudo, dotados de pouca ou nenhuma prudência, a não dizer conteúdo, finalidade. Um escarcéu de efeitos sonoros cobre as páginas da Web e pronto. Atrás disso vem o andamento de um tempo prenhe dos resultados controversos. Nem sabemos quem somos, e somos o que nem sabemos o quê. Porém tudo, enquanto. Veio desse jeito que desse jeito tem que ser.

Há quase a inexistência de conteúdo, que se possa avaliar seja. Em época não muito distante, uma massa infame de músicas estrangeiras preencheu as ondas do rádio brasileiro. Entre dez, uma seria nacional. De igual maneira o cinema, pouco ou nada de filmes daqui. A cultura suporta isso, das invasões sucessivas e descaracterização das origens. Quando agora resta ser isso de perda a bem dizer total de finalidade histórica e reais objetivos de povos inteiros, destruição das identidades culturais. Ao que nos parece, são ecos de fim de era, esgotamento de possibilidades construtivas. Início de políticas de terra arrasada entre as culturas.

Todos têm o que dizer e ninguém resolve os dramas do indivíduo, as respostas, conclusões da finalidade, das experiências reunidas e formuladas. Espécie de marketing insistente (lucro a qualquer custo) comprime os cérebros e as criaturas numa ausência de harmonia e beleza. Entretanto, saturados estamos de saber que o jeito que é representa o que haveria de ser, porquanto existe um fim útil que prevalecerá para sempre.

(Ilustração: Vazio existencial https://amenteemaravilhosa.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário