terça-feira, 7 de junho de 2022

Amar só se aprende amando


Amor que rompe enfim os laços crus do Ser; / 
Um tão singelo amor, que aumenta na ventura; / Um amor tão leal que aumenta no sofrer.  Fernando Pessoa

Enfim isso de amar... A descoberta da forma em volta da imaginação e suas aventuras nos mundos até então desconhecidos... Amar, enfim, disso que todos têm a contar, mas apenas restringem viver. Sobrevivem aos instintos de sustentar o destino com as próprias mãos, no entanto subjugados a dois numa fração distante do Universo.

Tantos foram os autores que percorreram o território do sonho no abismo de conhecer a tal função dos corações que, nem destarte vieram a compreender o senso das canduras que o amor transporta no bojo da sua sorte. Sobem às alturas e mergulham às profundezas do Ser, contudo quais fantasmas de si em voos imaginários que ao nada buscam e aceitam jamais conhecer aonde foram.

Nesse transe avançam os santos, os aventureiros da solidão, e aceitam de bom grado viver ao léu da sorte sem outra razão que não seja unicamente render reverência ao deus do impossível nas palmas do coração.

De quantos persistem na ânsia de encontrar nos sentimentos o real motivo de tudo o que existe, poucos, raros, desvendam o sentido absoluto do amor durante as histórias que aqui vivem. Saboreiam do fruto mágico da vida, porém logo esquecem, quase imediatamente, o sabor, vultos esquivos da salvação que fogem apressados de seus lábios invasores do mistério, largados que estão sob as bênçãos do definitivo que nunca haverão de esquecer, pois trazem agora preso à mesma essência dos que amam.

Depois de tudo a isto experimentar, os amantes santificam suas lendas e as transportam pelos mares do Infinito, missionários desse dom maior, prova definitiva dos segredos em forma de visões inesquecíveis. Passam a ser  relíquias de si mesmos e iluminam as horas mortas dos dias áridos. Aqueles que foram meros aprendizes, hoje mestres, revivem na alma o percurso das estrelas que rumaram à Eternidade.

2 comentários:

  1. Como quase tudo na vida só aprendemos vivenciando os desafios. Muitas vezes sofrendo, outras não, mas cada um destes aprendizados nos deixam lições .

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de texto, parabéns! Detalhe: a beleza na simplicidade foto da flor. 💫

    ResponderExcluir