sexta-feira, 1 de abril de 2022

As grandes interrogações


Face a face com nós mesmos, tocamos o ritmo desse mundo próprio a tanto tormento. Mergulhamos nos dias feitos senhores, porém cheios de profundas indagações a propósito de tudo, sem responder à altura os desafios que surgem. Desejamos achar o caminho que nos leve à certeza absoluta, no entanto cercados de limites brutais, intransponíveis. Por vezes, admitimos tais fragilidades, de comum, e queremos dominar e atravessar o rio do tempo de qualquer modo. Somos cheios de conceitos e alternativas, igualmente amarguramos a ausência de uma sintonia que seja maior, definitiva, em relação aos mistérios desse todo onde habitamos, desconhecedores de nossas origens e da destinação dos acontecimentos sob os quais comandamos a nossa sorte então desconhecida, nalgumas ocasiões mesmo apreensiva. Aventureiros de plantão, eis o que somos de verdade.

Queremos merecer felicidade, contudo experimentamos diversos meios na busca dessa aspiração. Pisamos em solo fértil e destruímos as riquezas que nos acompanham e sustentam, e ignoramos os irmãos aqui do lado. Ah, quanto sonho desfeito em virtude de atitudes egoístas. Mas existe uma fração de erro que nos ensina aprender, lá certa vez, o jeito ideal de viver e merecer melhores dias. A isto viemos, todos.

Desde quando aqui estamos e até quando estaremos nessa praia dos mares do Infinito? Uns poucos dão notícias de caminhada de sucesso. Há nítida distância entre esses tantos que seguem à frente dessa procura incontida pela paz. Raros demonstram saber a que esforço, nas  jornadas diárias. Exemplificam, padecem incompreensões, sacrifícios, todavia praticam as lições aprendidas, deixando traços de perfeição na história dos humanos. Significam exemplos, modelos, sinais, missões, realizações...

A esses devemos o direito de aceitar a dúvida e nutrir de esperança nossas experiências sob o crivo de uma razão maior, vinda doutras margens de que falam e demonstram. Não fossem eles, as dores desta vida dar-se-iam bem mais estridentes e cruéis, enquanto representam valores superiores ao exercício da ignorância que necessitamos vencer a qualquer custo e narrar instantes de plena alegria no coração de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário