segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Comentário ao conto A dor do poeta, de Geraldo Urano

Eis um novo conto de Geraldo Urano, autor surpreendente do mundo Cariri. Sensibilidade. Sonho. Realidade. As histórias rebrilhantes de naves, cometas, estrelas, mistério, besta fera; letras de música, sonhos e poesia. E muito da inavaliável psicologia do esplendoroso campo dos sonhos. Eis aqui um pouco do testemunho de ser querido da nossa geração expedicionária, personagem histórico das estradas do impossível.

Mas para ele o que importava era o que pensava a sociedade, e a sociedade é cruel. Bom ler Geraldo Urano de todas as fases. Um trilho profano-sagrado que tange rebanhos incólumes ao universo dos sinos tibetanos, nova-iorquinos, venezuelanos, japoneses, transcendentais... Onde a selva de aço encontra o sideral... As damas, os valetes; e tudo nasce vivo da imaginação do texto pródigo do autor.

...

No próximo domingo, 29 de março de 2015, às 19h30, no Instituto Cultural do Cariri, em Crato, haverá lançamento do livro O ferrolho do abismo, Poesias completas de Geraldo Urano, escritor caririense da geração de 1968, que marcou a história das artes de nossa Região.

Fruto do esforço conjunto de J. Flávio Vieira, Lídia Batista (irmã do autor) e outros amigos mais próximos a ele, o livro reúne em um só lugar toda a obra fértil e surpreendente de Geraldo, providência esta de rara importância e essencial às letras do Cariri, justa e oportuna, preito de reconhecimento a quem deu de si o máximo que as forças físicas lhe permitiram, na firme disposição de expressar a emoção de tempos conturbados e difíceis de manifestação dos reais sentimentos da sua geração de espírito libertária e criativo.

A produção de Geraldo Urano recebe, pois, formato abrangente, reunião de poemas, crônicas, contos, desenhos, em resgate fiel daquilo que tão amorosamente considerou, nutriu de palavras e pensamentos, nas larvas incandescentes da juventude que representa.

(Dia 05 de fevereiro de 2017 Geraldo Urano regressou à espiritualidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário