quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A coragem de mudar


As pessoas têm dificuldade de abandonar seus sofrimentos. Por medo do desconhecido, elas preferem sofrer com o que é familiar. 
Thich Nhat Hanh

Pois somos isto, dois em um único ser, à busca do equilíbrio entre eles. A aparente dualidade preenche o Universo inteiro, e viemos no propósito de revelar através da consciência o princípio desta unidade absoluta. Dito assim talvez represente mais tese que prática; desde então que adotemos o princípio da compreensão e pratiquemos a tal unidade que vive na presença de todos ainda que desconheçam de todo. Isto significa dizer que somos espíritos vivendo a matéria. Há o pensamento de que espírito e matéria vêm a ser um ser único e a consciência.

Por vezes me pego a desfiar quais pensamentos na busca de decodificar o que não pode ser dito, mas só compreendido, porquanto somos o intérprete privilegiado desse mistério, a existência. Tantos indagam o motivo de viver, a razão de estar aqui. Temos esse compromisso de tocar adiante a Natureza de que somos e aprimorar o destino. O mais de tudo é isto o que fazemos pela a evolução em andamento.

Quando os mestres nos visitam, trazem consigo a resposta ao enigma e oferecem o código dessa transformação. Mesmo que soframos os limites da aceitação, face ao nível de percepção individual, até a dificuldade vivida resulta no aprendizado da limitação, a produzir superação ao instante em que preciso seja, tudo dentro dos valores eternos da existência, o que compõe o quadro dessa composição original.

Aparentemente simples aceitar a larga história do que vivemos na própria pele, no entanto eis a real identificação com o Eterno que carece de largo aperfeiçoamento e o desencanto dos apegos a este chão que supomos a ele pertencer. Daí os tantos equívocos e atrapalhos sucessivos até o fechamento da jornada. Surgirão daí as perspectivas das novas chances e do equílíbrio de tudo quanto há.

2 comentários:

  1. "As pessoas têm dificuldade de abandonar seus sofrimentos. Por medo do desconhecido, elas preferem sofrer com o que é familiar. " Não é bem assim, cada pessoa tem uma missão que muitas vezes não está ao nosso alcance.

    ResponderExcluir
  2. "Pois somos isto, dois em um único ser, à busca do equilíbrio entre eles"Tão forte, tão real... como é bom ler o que você escreve! Uma riqueza de pensamento e palavras, parabéns!

    ResponderExcluir