terça-feira, 14 de maio de 2019

O que move o mundo

Sim, o motor essencial das ações humanas... O que motiva pessoas e coletividades a desenvolver suas ações na face desse mundo por vezes ingrato... Razão principal dos movimentos que fazem dos dias a sobrevivência das espécies... Será, por certo, a fonte da paixão de viver aqui e sustentar as barreiras do destino.

Atrás da vontade, justificativa de todas as iniciativas, impera, pois, tais motivos, o que mantém o homem vivo, a se sujeitar a intempéries, frustrações e fracassos, e juntar migalhas, pouco a pouco, a alimentar tradições e entregar, ao término, o corpo, no final das jornadas. Nem tudo, entretanto, significa só desafio e aprendizado, porquanto ninguém é de ferro. Existe a hora dos miseráveis, do repouso e das alegrias, se não ninguém contaria as vantagens das noites de lua.

Porém a justificativa essencial que supomos de tudo quanto há de produções no afã da multidão vem na causa das vaidades humanas, qual disse o Rei Salomão, Vanitas vanitatis (Tudo é vaidade). Contudo nisso persiste o apego de prazer, a fome de amor e a cegueira da ignorância, nas palavras de Sidarta Buda. Juntar detalhes e formar o todo de continuar, dia após dia, a tanger o barco, nas marés e nos sóis das manhãs.

Ao frigir de tudo, lá nos estertores das riquezas que, por vezes, espalham angústias, desesperos, guerras, no fogo das aventuras e dos gestos, ali impera uma lei de continuidade, seiva dos infinitos sonhos individuais, quando as chamas de encontrar o lenitivo de estar aqui falam mais alto. Bem nesse foco inesgotável de bênçãos, habita o Sol das existências, reino de uma Verdade absoluta. Enquanto isto, dentro da gente fervilha a força maior do querer que transformar a relatividade em poder e domina o fugidio, causa primeira de havermos vindo e prosseguir até descobrir a nós mesmos. 

2 comentários:

  1. Uauuuu! Hoje você está mais inspirado ainda. A forma como se reporta as primícias que movem o mundo. Realmente temos os mais diversos motivos, um que sinto mais presente é a vaidade, a relevada importância ao poder, ao ter, levando as pessoas a cometer os mais diversos atos, para se manter no poder, e na fogueira das vaidades, são capazes das mais reles atitudes, em nome do prestígio, da vaidade, tão somente suprir as necessidades do seu ego narcisista. Parabéns Emerson Monteiro! Excelente texto. Um. Carinhoso abraço.👏👏😘🌷🌷🌷

    ResponderExcluir
  2. pensando aqui, se ser feliz, ou a busca de ser feliz, não traz embutido no projeto o holofote da vaidade...
    essa tal vaidade que eu não sei de onde surge, mas se a pessoa examinar... tá sempre mais perto do que a pessoa imagina.

    ResponderExcluir