quarta-feira, 15 de maio de 2019

Filipe II de Espanha

Considerado o homem mais poderoso do século XVI, Filipe II reinaria desde 25 de julho de 1554 a 13 de setembro de 1598, tendo sob o seu crivo os Reinos da Espanha, Portugal e Algarves, Nápoles, Sardenha e Sicília, mantendo hegemonia praticamente sobre todo o continente da Europa.

Estadista de reconhecida capacidade administrativa, sustentou guerras com os diversos povos, donatário de riquezas sem conta, reverenciado por todos os monarcas de então; conquistaria o coração de lindas mulheres e casar-se-ia pelo menos três vezes, anexando, destarte, novas propriedades aos seus territórios, deixando inúmeros herdeiros e largas posses.

Aos 72 anos, viu-se acometido de grave enfermidade, o que lhe impediu de andar pelos reinados ou mesmo de levar vida regular, deslocando-se com dificuldade, mal que agravaria seu estado clínico a ponto de ter todo o corpo coberto de ulcerações de tratamento doloroso e insuficiente através dos meios daquele tempo. Durante pelos menos 63 dias amargurou de febre intensa e padeceu sob a guante dos tumores de que fora vitimado. Nem banho, que fosse, podiam lhe administrar, de tantas dores e malefícios face à gravidade da moléstia que o eliminaria em pouco período.

Considerado o Sábio e o Prudente, do seu reinado fizera parte também o Brasil, quando seria, em 1585, fundada a "Cidade Real de Nossa Senhora das Neves", hoje denominada João Pessoa, capital do Estado da Paraíba; em 1588 adquiriu o nome de "Filipeia de Nossa Senhora das Neves", em homenagem ao rei Filipe II. (Filipe II de Espanha – Wikipédia) 

Ao término da faustosa existência material, Filipe passaria o torno ao sucessor e na ocasião diria as seguintes palavras: "Quis que vós estivésseis presente para que vejais em que vêm parar os reinos e senhoria deste mundo e saibais que coisa é a morte, aproveitando-se disso pois amanhã havereis de começar a reinar.» 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Hoje li com mais calma o seu texto e pude vê o quão profundo é o conteúdo deste . Muito rico em lições de vida e que nos leva a pensar na finitude da vida e o quanto é insignificante coisas, fatos, eventos e que de fato nada vale. Cada evento, ou valores materiais, em determinado momento da vida, nada representa. Tudo fica para trás. Porém, não podemos e nem devemos viver pensando que em algum momento partiremos. Sim, partiremos. Mas vamos aproveitar o tempo que nos resta na caminhada, para viver alegre, pensar que tantas coisas realizamos, tantas pessoas fizemos felizes, tantas coisas realizamos. .. então vivamos um dia de cada vez, sem pensar em amanhã. Curta tudo que você fez, que realizou, que tantas pessoas querem lhe vê feliz. Pense nisso. Um carinhoso abraço ao amigo Emerson Monteiro.z❤️❤️🌷🌷😢✨⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

    ResponderExcluir