quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Tudo isso já agora


Sois bons e amais porque ides alcançar uma recompensa agora, ou em uma vida futura?    
Jiddu Kishnamurti

Bem tal e qual. Esse querer lá depois quando a vida é sempre agora? Aceitar que o querer logo então, invés de projetar num futuro ainda remoto. Viver o presente, qual tanto os mestres insistem . Viver, afinal. Admitir todas as conjunturas/contingências tais reais necessidades do existir. Lições a céu aberto. Filmes atuais. Adotar as circunstâncias por fatores de desenvolvimento de nós que somos entes dotados do senso de raciocinar o tempo adiante dos acontecimentos. Nós, seres intermediários na percepção da Natureza por si mesma. A querer tocar em frente na intenção de chegar jamais esgotaremos a capacidade urgente dos ditos seres racionais de aceitar de bom grado as determinações de um poder determinante de tudo.

Cientes, pois, da força de compreender o que seja isto do momento presente e integrar aos nossos passos no firmamento isso significar aperfeiçoar a consciência, pondo-a no serviço de si. No raciocínio de Krishnamurti, viver intensamente o instante atual resume a finalidade da compreensão. As fantasias que vestem o indivíduo mudam ao fluir das eras. Seríamos espécie de eterno agora com desejos de mutação, até uma calma absoluta que avança no pulsar dos pensamentos.

Seria isto um aguardar por nós próprios na estação em que já estamos. Aprimorar o sentido dessa viagem que acontece dentro da gente, conquanto alimentemos razões de futuro em vez de habitar a casa aonde chegamos e queremos chegar.

Toda bondade, todo amor são por si a recompensa prevista do futuro donde viemos. Ao descobrir essa linha de perfeição, trilho de tudo, eis o que tanto buscávamos, matriz de paz e luminosidade, sonho maior dos humanos. Esse querer lá depois quando a vida é sempre agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário