segunda-feira, 31 de março de 2014

A floresta dos sonhos

Ao erguer a vista na busca de observar a distância de chegar aonde se pretende ir, as pálpebras fecham sobre os olhos ressecados da viagem de longas e exaustivas horas. Diversas paisagens vêm tantas vezes e quais respostas, pôr os pés no próximo passo, certo de cumprir o que cabe, sem perguntar, querendo saber mais dos assuntos das memórias. 

Porém os dias passam em velocidade superior ao ritmo das percepções; crescem nos sonhos das seguidas noites as amostras do quanto reserva a Natureza a quem observar o trilho da razão que sobrevive embaixo das camadas inconscientes, os sistemas universais. As circunstâncias exigem, e os elementos assim coordenam o fio por onde possa mergulhar no labirinto das imagens em forma de enredos mágicos, roteiros sigilosos das travessias.

Buscar orientação pelos sonhos... Querer instruções coerentes das portas que devam ser abertas nos corredores da dúvida... Linhas obscuras e fantasmas inquietos nas sombras, ameaças ou alianças?... Na seqüência das indagações, o instinto salvador fornece a visão; em lugar do medo e dos prognósticos adversos, a Lei superior. Cobrir de valores as marcas escuras, cicatrizes, monstros, pesadelos... Sonhos de armaduras fortes em torno do castelo inviolável da certeza.

As cenas lógicas desses entes que penetram o íntimo do ser, na consciência das coisas, indicam as faces da dimensão poderosa da Luz superior, sinais evidentes da possibilidade que existe além da fria matéria, falas permanentes nos refolhos da alma.

Em meio às convulsões da procura, se abrem as palmas do mistério aos que se dispõem entrar no vazio, origem de tudo. A exatidão do Perfeito em viagens individuais, solitárias ou partilhadas, por mundos prováveis, nos abismos insondáveis. Altitudes infinitas, transes ilimitados, na esteira do tempo e do espaço, noutros palcos abertos.

A função dos sonhos domina, pois, o cenário de ideias em círculos de giz, conduzindo a outros níveis de compreensão; desperta as interpretações bem maiores do que meras palavras ditas.

Diante das manifestações humanas, a que melhor se aproxima do testemunho dos sonhos seria a da Arte e suas variações, desde música, pintura, literatura, cinema... Trabalhos incessantes de criadores acesos na intenção de chegar ao indizível, concretizar o intocável, esforço ardente de produzir bens simbólicos.

Através de expressões mitológicas, todas as civilizações permitiram exemplos de crenças imaginárias nesses redutos a que se aventuram os que descobrem os lugares oníricos, ricos patrimônios de estudos na floresta dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário