quinta-feira, 22 de março de 2012

Sucessão cratense

Poucos meses restam para definir as candidaturas a Prefeito de Crato. Nomes e legendas se organizam com dita finalidade. Há renovação das lideranças e, ao que tudo indica, sem a participação direta dos caciques de antes. A geração dos políticos do Município produziu seus frutos em termos de alternativas aos acontecimentos. O caldeirão dos anseios da população terá, por isso, oportunidade ímpar, depois das tantas décadas de influências voltadas só a grupos particulares. Nesses aspectos, será eleição atípica, própria de permitir grandes transformações administrativas, momento por demais favorável na história deste lugar.

De outro lado, os problemas que dominam as preocupações da comunidade parecem difíceis e desafiadores aos que postularão o posto máximo da edilidade cratense. Graves interrogações pairam no ar em respeito à melhor solução quanto, por exemplo, ao Canal do Rio Grangeiro, nos limites das alterações insuficientes que ali já realizaram administrações anteriores, ocasionando impasses de proporções avassaladoras, sobretudo depois da cheia de 28 de janeiro de 2011, quando os prejuízos provocados revelaram as deficiências postas em prática.

Apesar das profundas mudanças urbanas acarretadas pelas reformas introduzidas no centro da cidade, em fase de aplicação pelo Governo Estadual, há que se pensar também na descentralização do tráfego e das movimentações comerciais, excessivamente posicionados desde o passado apenas no atual núcleo, assoberbando ruas de veículos e interesses, sufocando estacionamentos e circulação.

Crato comporta hoje um modelo que surpreenda a todos pela respiração que possa motivar no contexto, ampliando o progresso e permitindo construções nos setores periféricos, dando margem a transformações radicais em tudo que se fez até agora quanto ao plano de desenvolvimento urbano.

Em poucas palavras, o Prefeito que ora aguardam os habitantes de Crato deverá ter perfil de tocador de obras e revelador de qualidades compatíveis aos padrões deste momento de conciliação dos interesses maiores de um povo laborioso, rico em tradições culturais, pacato e bom. Esse líder cumprirá, em consequência, função valiosa e incansável de encaminhamento da pauta que renovará destinos e unirá as forças vivas prontas a colaborar neste salto imenso de qualidade administrativa.

Será, portanto, eleição fundamental para responder às demandas acumuladas nas recentes décadas, no aguardo da força do trabalho revolucionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário