sexta-feira, 15 de março de 2019

A roda do destino

Numa espécie de prisão aberta a que se submetem os humanos, ora estão em cima, ora embaixo, feitos fantoches de uma roda gigante de proporções monumentais que envolvem o Universo inteiro, e mais houvesse a envolver que fosse. Todos os seres, afinal, vivem nisto, sob as iguais condições de realizar o segredo adormecido das eras. Não nos cai único cabelo da cabeça, folha de uma árvore, sem a permissão de uma Lei...  

A isso chamam carma, ou lei do retorno, ou de causa e efeito, de reciprocidade, justiça, justiça, justiça... Em que lugar aonde fugir, esconder das peripécias e armadas este mundo interno, inexistência absoluta de saída; só o imenso, silencioso, território das atitudes a sol aberto, na manhã das histórias e dos vazios contundentes. 

Quem planta o bem, colhe o bem; que faz o mal, nada tem, diz o poeta. Viver permite experimentar no bom senso os resultados que a ninguém deixam de fora, no correr das aventuras siderais. A caverna de Aladim e a busca da lâmpada maravilhosa da sorte amiga. Às apalpadelas, senhores da escuridão percorrem as paredes do inesperado, quase nunca dotados de coerência, amor, paciência.

...

Plantar, experimentar, sofrer, ter prazer, sonhar, viver, continuar, sofrer, alimentar, existir, imaginar, sentir, caminhar, semear, somar, conhecer, sofrer, conhecer, vivenciar, ensinar, aprender; círculos e movimentos espiralados em volta de si e dos demais. Vez em quando, acertar, esquecer, prosseguir, investir, expandir na consciência. Descobrir a essência que em tudo contém. 

Desde as primeiras impressões, as pessoas sentiram essa possibilidade da revelação de novas descobertas na face dos mistérios. Aos poucos, crescem no desejo de identificar a justa solução dos dramas com que se deparam. Nutrem sacrifícios, vaidades, experiências, em troca das virtudes que iluminam o caminho da fortuna. Desfazem as ilusões dos apegos e abrem portas aos valores de filosofar e crer. Vem sendo assim desde o início, olhos abertos, inesperado e heróis, enquanto giram os céus noites sem fim. Olhos presos nas estrelas, vasculham as entranhas da alma na busca da felicidade... Criaturas, gerações e circunstâncias; à roda destas aventuras... Enquanto giram os céus, noites sem fim. 

5 comentários:

  1. Quem na vida já não se deparou com a situação de viver numa prisão a céu aberto, sem portas sem outras amarras que o prendam; mas nem por isso tem liberdade de fazer e viver da forma que melhor lhe convier. Não defino como carma por se tratar de atitude voluntária, se existem razões ou não para o estilo é outra situação.

    ResponderExcluir
  2. Com o passar do tempo e as circunstâncias ,como em uma roda gigante as posições se invertem, os desejos é interesses se modicam dando lugar a outros sonhos, outros desejos, muitas vezes levadas por circunstâncias que a pessoa vivência naquele momento. Destino? Lei de retorno? Talvez. Mas quem vai dizer ao coração que deveria ser diferente? Ninguém. Foi a roda do nosso destino que ali parou. Contudo ainda existe uma coisa chamada amanhã e nela tudo cabe, inclusive o sonho, a esperança e o desejo de que a roda volte a girar e pare onde queremos ficar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Obrigada por nos dar oportunidade ler os seus textos sempre ricos em lições de vida. Um carinhoso abraço ao amigo Emerson Monteiro.🌺

    ResponderExcluir
  4. Ah se a roda do destino 🔮 fizesse o caminho de volta e nos levasse até o ponto de partida onde escreveríamos uma nova história e faríamos o novo começo. Ah se pudéssemos...

    ResponderExcluir