sexta-feira, 4 de março de 2022

Um clássico da história do Sertão


Dentre os principais livros que tratam da história do Sertão do Nordeste brasileiro, Império do Bacamarte, de Joaryvar Macedo, merece destaque pela operosidade e pelo aprofundamento do seu conteúdo. Elaborado na pesquisa séria dos acontecimentos do Cariri cearense, sobretudo desde os finais do século XIX à primeira metade do século XX, mergulhando com intensidade nas situações contraditórias das comunas interioranas em suas nas lutas marcantes pelo domínio dos grupos de comando, durante o feudalismo nordestino, evidenciando aspectos sociológicos e etnográficos de soberba importância, a serem estudados nas atuais e futuras gerações. Portanto, vejo com satisfação a nova edição deste trabalho, acrescida de vasto material fotográfico por demais característico daquele período, de uma riqueza visual exemplar.

Joaryvar Macedo, o nome literário de Joaquim Lobo de Macedo, foi exímio genealogista e historiógrafo, natural de Lavras da Mangabeira, Ceará, graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Crato, Ceará, e Mestre em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Salvador, Bahia. Professor colégios de Crato e Juazeiro do Norte, Ceará, foi Secretário Estadual de Cultura do Ceará, Presidente do Conselho Estadual de Cultura, além de Presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense (Juazeiro do Norte) e membro do Instituto Cultural do Cariri (Crato). Ele viveu longo tempo juntos aos sítios referenciados na citada obra, apurando, junto às fontes vivas de época, os registros originais aqui consignados, presenteando a História brasileira com trabalho típico da melhor história.

Destarte, vemos agora em nossas mãos este material traçado numa linguagem típica, dotada de características autóctones, que temos a satisfação de reencontrar, documento autêntico de época memorável de cunho essencial aos que desejam conhecer a formação de nosso povo heroico e lutador. Assim, desejamos ao leitor que usufrua desta oportunidade literária de sabor próprio das riquezas sem igual.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário