Isso em menos de três décadas e o mundo da comunicação de massa já reúne mutações jamais imaginadas, face ao desenvolvimento da transmissão de dados e aos fatores da técnica eletrônica dos condutores aperfeiçoados nos materiais de uso, surpresa dos mais audaciosos ficcionistas. Portanto, as tais inovações exigem criatividade extrema de artistas e empreendedores da industrial cultural. Ainda que busquem acelerar o processo de adaptação, persistirá uma longa defasagem a ser superada, isto sem a suficiente capacidade humana que corresponda vencer os desafios.
O rádio, a televisão, eis outros meios em xeque diante de tudo o que logo virá no desmonte verificado. Os telefones celulares agora significam salas de cinema, veículos de comunicação de massa portáteis, espécies de computadores de bolso, pedra de toque de tudo quanto circula no pensamento da atualidade, de largo poder de penetração e portabilidade. Espécie de segunda natureza da civilização, esses equipamentos representam o resultado de toda busca da transmissão de informação ambicionada durante toda a história. Resumo das pesquisas da indústria técnica e instrumento de propagação das modas e das ideias, nunca houve tanta expectativa com relação aos frutos de uma invenção humana de tamanha envergadura.
As mudanças ocorreram muito rapidamente, modificando hábitos e costumes. Já podemos ver um incremento acentuado nas compras por que somente ocorriam em pontos físicos estão dando lugar as compras pela Internet. Quanto ao rádio e o livro ainda teremos um grande caminho a percorrer. Observo aqui em fortaleza, os programas com novas roupagens , tipo um banca composta por pessoas preparadas e formadoras de opinião que debatem sepre temas atuais no campo político, social e outros. Observo que existe uma grande aceitação por este tipo de debate. São pessoas preparadas, formadoras de opinião. Quanto ao livro, não acredito que Ďesapáreca num espaço custo de tempo. Nada substitui um livro novo. Folhear, sentir o cheiro do livro novo, só comprado ao carro novo.
ResponderExcluirNão gostei do que escrevi, até porque não sei qual a sua proposta de trabalho. Mas qualquer que seja, sucesso.
ResponderExcluir