Dr. Flávio Morais agora nos brinda com essas 30 histórias maravilhosas do apóstolo da caridade sertaneja, Padre Mestre cuja vida consagrou ao povo dos rincões nordestinos e vem, a cada momento, merecer biógrafos adequados que lhe mantêm a tradição de força espiritual através da qual exerceu missão religiosa de fina espiritualidade. São contos notáveis, práticas místicas que revelam a presença da força maior de Deus em várias demonstrações do quanto de virtude e bondade habitara consigo no decorrer da sua jornada neste chão carente de tanta penúria.
O autor elaborou, pois, compêndio da maior valia nos exemplos de coerência e brandura que obteve somar os principais acontecimentos gravados na alma do sertanejo no decorrer dos tempos, razão do prestígio inegável do religioso.
José Antônio Pereira Ibiapina nasceu em Sobral, Ceará, em 06 de agosto de 1805. Antes de chegar ao sacerdócio católico cumprira as funções de Chefe de Polícia, Juiz de Direito, Deputado Geral do Império e Advogado. Aos 46 anos, então, abraçaria a vocação religiosa que destinou ao culto de Nossa Senhora. O exercício da religião destinou a civilizar, ensinando práticas comunitárias consentâneas à mensagem cristã, adotando liderança constante na construção de igrejas, casas de caridade, cemitérios, hospitais, capelas, açudes, cacimbas e barragens, no que deixaria marcas profundas no hábito das famílias que amou tão ardorosamente.
Nesse meio tempo de dedicação fraterna, Ibiapina demonstrou o fervor da fé visto no poder testemunhado nos acontecidos consignados em forma de pequenas histórias, motivo da coletânea bem cuidada que neste momento veio a lume através das habilidades literárias de José Flávio Bezerra Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário