Dizer que quer ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre, por exemplo, não é um objetivo bom. Ou melhor, ele é claro, mas não específico. Quanto dinheiro se quer ganhar? Até quando isso? Quanto tempo livre quer ter? Visualizar o objetivo de maneira clara e específica, pondo isso no papel, pois obriga a concentrar esforços em busca de resultados, invés de dispersá-los.
Sonhar, mas manter os pés no chão. É importante ser realista. A receita para de ter úlcera, estresse e depressão: se obrigar a atingir objetivos inalcançáveis, ou num espaço de tempo curto por demais. Vale considerar a importância de manter aguçado o senso de realidade.
Sonhar serve para quebrar paradigmas e visualizar novas realidades, mas trabalhar geralmente significa ser bem mais produtivo.
Fazer revisões constantes, relembrar de tempos em tempos o que, exatamente, se quer. Afinal, quem disse ser obrigado a seguir até a morte um só objetivo porque este foi estabeleceu há alguns meses? A vida muda, coisas mudam, objetivos também podem mudar. Só não usar isso como desculpa para desistir da peleja.
Quando as coisas vão bem não existe nada mais motivador do que revisão de propósitos reforçada de pensamentos positivos.
Não desperdiçar recursos, outra norma de qualidade pessoal. Todos têm a tendência a centralizar principalmente tarefas importantes. Como se quer resolver tudo, esquece que muitas vezes pode existir alguém que já passou pela mesma situação - e com sucesso. Da próxima vez que estiver empacado saia do isolamento e faça perguntas. Afinal se está na era da informação; aproveitar e usar!
Priorizar atividades mais importantes, eis mais uma regra de ouro. Envolver as pessoas em volta, pois sempre é mais motivador trabalhar em busca de um resultado quando a família e os amigos dão apoio.
Não tomar atalhos. Sucesso representa 1% de inspiração e 99% de transpiração, já disseram algumas vezes. Sempre que ler a história de alguém que se saiu bem em qualquer atividade, preste muita atenção. Em 100% das vezes, sem exceção, vê-se que essas pessoas deram duro muito tempo.
Se atalhos fossem os melhores caminhos, não teríamos estradas e nem avenidas. Resolver problemas, no momento atual. Colocar a cabeça num buraco e esperar o perigo passar geralmente aumenta o tamanho do problema, piorando a situação.
Tais formulações facilitam viver e preencher vazios intransponíveis. O sucesso não nasce longe do esforço de um plantio coerente, conquanto a natureza realimenta os sonhos a cada novo dia. Mãos à obra e plantio certo!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário